Pró-Mananciais investe quase R$ 1 milhão em ações de preservação em Bambuí

Ao longo deste ano, a Copasa, por meio do Pró-Mananciais, tem feito investimentos robustos em ações de recuperação e preservação ambiental em Bambuí, no Centro-Oeste mineiro. Somados aos recursos destinados ao município no primeiro semestre deste ano, as cifras aproximam-se de R$ 1 milhão em 2025. Mais de 20 mil habitantes serão beneficiados.

Os trabalhos foram iniciados na segunda quinzena de agosto e devem ser concluídos em novembro próximo para proteger a microbacia do rio Bambuí, manancial onde a Copasa capta água para abastecer a população da cidade. Estão sendo contempladas propriedades rurais nas regiões dos Óculos e Caninanas, áreas que integram a microbacia.

Segundo o assistente socioambiental da Copasa na região, Fauster Bernardes, estão sendo feitos 15 km de cercas no entorno de áreas de preservação permanentes, 23 km de curvas de nível (elevações de terra construídas no solo) e a adequação de 12 km de estradas rurais.

Os trabalhos ainda contemplam a escavação de 390 bolsões (bacias perfuradas no chão para acumular água da chuva. Tão logo tenha início o período chuvoso, diferentes mudas de espécies nativas do cerrado também serão plantadas na região. O quantitativo será definido posteriormente e de acordo com a demanda projetada pelo Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia).

“Tais iniciativas previnem erosões no solo e o consequente carreamento de material sólido para as nascentes. Também previnem o pisoteamento dos olhos d’água por equinos e bovinos. Além disso, favorece a infiltração da água nos lençóis freáticos”, explicou Bernardes.

Além das melhorias ambientais, o município é beneficiado com o recolhimento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) que é retido no município. Para além das ações já realizadas e em execução, paralelamente está sendo feito um levantamento para elaboração do Plano de Ação para a continuidade das ações do Programa Pró-Mananciais em 2026.

O cronograma tem sido cumprido e as atividades ocorrem simultaneamente. Até o momento, aproximadamente 10 km de cercas já foram construídos, 110 bolsões estão prontos, cerca de 7 km de curvas de nível foram executadas e quase 3 km de estradas passaram por adequação.

Sobre o Pró-Mananciais

Comprometida com a proteção das águas e com a sustentabilidade, a Copasa desenvolve o Pró-Mananciais como uma importante iniciativa de sua agenda ESG. O programa promove a mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de fortalecer o sentimento de pertencimento da população em relação à microbacia hidrográfica de sua região, estimulando a corresponsabilidade na preservação dos recursos hídricos.

Ademais, alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Pró-Mananciais é uma expressão concreta da realização do propósito da Copasa de cuidar da água e gerar valor para as pessoas, demonstrando que é possível aliar o fornecimento de serviços essenciais à preservação das fontes de água e ao desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas.