• Bambuí, 26 de Janeiro de 2022

Bambuiense Juiz Joemilson Lopes entra em exercício na 2ª Instância do TJMG

Foto: TJMG

O 3º juiz auxiliar da Comarca de Belo Horizonte, Joemilson Donizetti Lopes, entrou em exercício, nesta sexta-feira (12/11), como magistrado convocado para substituir na 15ª Câmara Cível. A assinatura do documento que formaliza o início das atividades do juiz foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes. 

O magistrado irá atuar na vaga do desembargador Tiago Pinto, que nesta gestão ocupa a 2ª Vice-Presidência e a Superintendência da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejej). A substituição vinha sendo feita pelo então juiz Marco Aurélio Ferrara Marcolino, que foi promovido, na última quinta-feira (11/11), ao cargo de desembargador do Tribunal mineiro.

“O juiz Joemilson Donizetti Lopes chega para agregar valores ao Tribunal de Justiça mineiro, haja vista que ele possui larga experiência e é muito competente e dedicado. Por isso, estamos em festa com a chegada dele para integrar a 15ª Câmara Cível do nosso Tribunal. Desejamos muito boas-vindas a ele”, disse o presidente Gilson Soares Lemes, na solenidade de assinatura do ato.

Honrosa missão

“Atuar na 15ª Câmara Cível é uma honrosa missão e uma grande responsabilidade, sobretudo porque estarei substituindo o desembargador Tiago Pinto, homem justo e de inigualável competência. Considero que este momento é de grande aprendizado, nesta minha nova etapa”, declarou o juiz convocado Joemilson Donizetti Lopes.

O magistrado disse que seu objetivo será somar com os demais membros da Câmara, no sentido de entregar a prestação jurisdicional de maneira a mais célere possível, dentro daquele colegiado. “Este é o nosso desejo: de que tudo ocorra dentro de mais lídima justiça e com o máximo possível de tranquilidade e serenidade, com a postura com a qual temos conduzido nosso trabalho, ao longo de mais de 26 anos de magistratura”, afirmou.

A assinatura do termo de entrada em exercício foi acompanhada pelo 1º vice-presidente, desembargador José Flávio de Almeida; pelo 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Tiago Pinto; pelo 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho; pelo superintendente de Comunicação Institucional, desembargador José Américo Martins da Costa, que integra a 15ª Câmara Cível e representou o colegiado na solenidade; pelo desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, superintendente de Gestão Predial; pela desembargadora Maria Luísa de Marilac, presidente do Núcleo de Voluntariado do TJMG; pelo desembargador Rinaldo Kennedy Silva; e por assessoras da 15ª Câmara Cível.

Trajetória 

Natural de Bambuí (região Centro-Oeste de Minas), o juiz convocado Joemilson Donizetti Lopes formou-se em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. “Eu me considero um servidor público nato, pois já tenho 36 anos de atividades no serviço público. Primeiro, na Secretaria de Estado da Agricultura; em seguida, como advogado da Caixa Econômica Federal; por fim, como magistrado”, contou o juiz, que entrou para a magistratura mineira em 1996. 

Em sua trajetória, o juiz atuou nas comarcas de Minas Novas, Manga, Uberlândia e Belo Horizonte. Na capital, atuou no 3º Tribunal do Júri e na 8ª Vara de Família. Foi ainda juiz auxiliar da Presidência e da Vice-Presidência e Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Atualmente, é 3º juiz auxiliar da Comarca de Belo Horizonte.


Compartilhe: