Balsa do porto da Mariquita volta a funcionar após adequações exigidas pela Marinha

A balsa do Porto da Mariquita, que faz a ligação entre os municípios de Bambuí, Doresópolis e Piumhi, foi liberada nesta sexta-feira (5) para retomar as operações. O equipamento estava interditado desde 21 de janeiro, quando a Marinha identificou diversas irregularidades durante uma fiscalização.

Na ocasião, foi constatada a ausência de nome e marcações obrigatórias na embarcação, falta de luzes de navegação e de itens básicos de segurança, como coletes salva-vidas, extintores e boias. Diante das infrações, a Marinha determinou a paralisação imediata do serviço.

Desde então, a Associação dos Moradores do Porto da Mariquita, atual responsável pela embarcação, iniciou o processo de legalização junto à Marinha. Para atender às exigências, foram realizadas reformas estruturais, incluindo a troca do revestimento superior da balsa e a instalação de sinalizações e equipamentos de segurança.

Os custos da reforma foram custeados por meio de uma mobilização comunitária, que contou com a colaboração de moradores, fazendeiros, proprietários de ranchos e amigos da região.

Na manhã desta sexta-feira, uma nova vistoria foi realizada pela Marinha, com a presença do presidente da Associação, Edinaldo Cristino de Lima (Naim), e do marinheiro responsável pela embarcação, Gabriel Carlos. Após a inspeção, a balsa foi considerada apta e voltou a operar, restabelecendo um importante meio de travessia e transporte para a comunidade local e visitantes.

Fonte: Edinaldo Cristino de Lima (Naim) e Jornal da Onda
Imagens: Edinaldo Cristino de Lima (Naim)