Copasa executa ações do Pró-Mananciais em Bambuí

Preservar a natureza e proporcionar segurança hídrica às gerações atuais e futuras. É este o objetivo que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) quer alcançar em Bambuí, município em que iniciou neste mês a execução de atividades do Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas da empresa. As intervenções estão avaliadas em mais de R$ 65 mil e devem ser concluídas até o fim do ano. Cerca de 23 mil habitantes serão beneficiados.

Estão em construção as curvas de nível, que são elevações de terra produzidas na extensão dos terrenos para prevenir que as enxurradas causem estragos. Tão logo finalizados os 10 km desses terraceamentos, ainda serão feitos 20 bolsões, bacias escavadas na terra para contenção da água da chuva.

Para o assistente ambiental da Copasa, Fauster Bernardes, o cuidado de hoje se refletirá no amanhã. “Essas ações favorecem a infiltração da água da chuva no solo, resultando na recarga dos lençóis freáticos. Assim, possibilitamos que não só as gerações atuais possam ter acesso aos recursos naturais, mas também as gerações futuras, além de garantir a segurança hídrica da população por meio da conservação dos mananciais”, disse.

Sobre o Pró-Mananciais

O Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais foi criado em 2017. As ações são desenvolvidas a partir do estabelecimento de parcerias com as comunidades locais em conjunto com as prefeituras, representantes de escolas públicas, órgãos estaduais e ONGs, entre outros, visando a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social.