Após denúncia sobre morte de bebê, Hospital de Bambuí divulga nota e destaca possível fechamento da maternidade

Na última terça-feira (26), a mãe Natháli Santos, divulgou em seu perfil no instagram um triste relato ocorrido no Hospital Nossa Senhora do Brasil no último dia 21 de setembro. Infelizmente, por complicações no parto, seu filho recém-nascido não resistiu e acabou falecendo. O Hospital Nossa Senhora do Brasil divulgou uma nota sobre o assunto e destacou a possibilidade do fechamento da maternidade.

De acordo com Natháli, ela passou por atendimento de pré-natal com o médico da Policlínica Municipal, em 21/09, onde relatou que há uma semana estava sentindo dores e contrações. O médico orientou que ela retornasse para casa e agendou sua cesária para o dia 25 de setembro. Ainda na noite do dia 21/09, devido ao aumento das dores, Natháli precisou procurar o Pronto-Atendimento do Hospital Nossa Senhora do Brasil.

Já no Hospital, Natháli relatou que foi tratada com deboche pelo médico de plantão e que somente foi medicada com buscopam. Ela afirmou que o Hospital não acionou a obstetra de plantão de imediato, mesmo apresentando muitas dores e deformidades na barriga. Diante de tal situação, familiares da jovem entraram em contato com a obstetra, a qual viu a gravidade da situação e deslocou até a unidade médica para realização da cesária de urgência.

Natháli Santos narrou que sofreu laceração da bexiga, hemorragia intensa e rotura total do útero e infelizmente, mesmo com todo o trabalho prestado pela equipe cirúrgica, o recém-nascido não resistiu e acabou vindo a óbito.

Natháli e seus familiares cobram do poder público a contratação de novos obstetras para atendimento no município. Essa não é a primeira vez que o Hospital é palco de acusações relacionadas a maternidade da instituição envolvendo morte de recém-nascidos

O outro lado

A direção do Hospital Nossa Senhora do Brasil divulgou uma nota de esclarecimento e solidariedade na noite desta quinta-feira (28). Em sua nota, narrou o fato ocorrido em 21 de setembro e disse se solidarizar com todos os envolvidos.

Em sua nota, o Hospital relatou que a paciente assim que chegou ao Pronto-Atendimento foi imediatamente atendida pelo médico plantonista, medicada e mantida em observação, tendo sido acompanhada pelo mesmo até a chegada da médica obstetra, que se encontrava de plantão na modalidade de sobreaviso.

“Ao ser comunicada sobre o caso, a médica obstetra sugeriu o diagnóstico de Rotura Uterina e indicou a cesáriana de urgência, iniciando-se os procedimentos imediatamente com toda a equipe médica do bloco cirúrgico (obstetra, anestesista, pediatra e auxiliar).” relata a nota.

O Hospital relatou que o diagnóstico é raro e muito grave na obstetrícia, em que o principal fator de risco são cesáreas anteriores e que, muitas vezes, mãe e bebê evoluem para óbito.

A direção do Hospital lamentou profundamente a fatalidade ocorrida e informou que tem prestado assistência psicológica à mãe e seus familiares.

Finalizando a nota, o Hospital destacou a possibilidade de fechamento da maternidade da instituição.

“O Hospital Nossa Senhora do Brasil informa a toda a população de Bambuí e região que, mesmo diante de todas as dificuldades, continuará sua luta para prestar a melhor saúde possível para toda Bambuí e região; que nosso maior desafio hoje está em manter a maternidade em funcionamento, mas que, diante da ausência de recursos financeiros e falta de apoio dos poderes públicos para manutenção dessa atividade via SUS, a maternidade está em iminência de fechamento” encerrou a nota.

Revolta

Após a divulgação do relato em sua rede social, muitas pessoas começaram a manifestar insatisfação junto ao Hospital Nossa Senhora do Brasil e narrar situações de desconforto ocorridas na instituição.

Fechamento da maternidade

A TV Bambuí procurará a Prefeitura de Bambuí nesta sexta-feira (29) para buscar informações sobre a atual situação da maternidade do Hospital Nossa Senhora do Brasil.