Faleceu em BH o ex-prefeito de Bambuí, senhor Antonino José Martins

Falecido(a) em 06/01/2026
Sepultado em: 09/01/2026 às 12:00:00
Outras informações

Faleceu em BH o ex-prefeito de Bambuí, senhor Antonino José Martins.
Esposa: Bethse Torres Martins.
Seu corpo está sendo velado no Salão Nobre da Prefeitura de Bambuí e seu sepultamento será nesta sexta-feira (09), às 12h, no Cemitério Municipal de Bambuí.

Breve currículo – Biografias Bambuienses (por Lindiomar Silva)

Nascido em 17 de junho de 1943 e falecido em 7 de janeiro de 2026, foi filho de Francisco Silvestre Martins e Sudária Vieira de Souza. Casou-se com Bethse Torres Martins, com quem não teve filhos.

Formou-se como cirurgião-dentista, foi professor de Ciências Físicas e Biológicas e bacharel em Direito. Atuou como educador em diversos colégios de Bambuí, contribuindo de forma significativa para a formação de várias gerações.

Exerceu a presidência do Sindicato Rural de Bambuí, período em que, entre outras realizações, foi responsável pela construção do Tatersal. Como prefeito municipal, deixou um legado expressivo de obras e avanços estruturais, destacando-se a construção do segundo pavimento do Palácio Dez de Julho, a passarela sobre a então RFFSA, o Velório Jardim das Rosas, a remodelação da Praça Coronel Torres, a canalização da parte final do Córrego das Almas e a pavimentação asfáltica de diversas ruas.

Durante sua gestão, também promoveu a duplicação da pista de entrada da cidade, construiu as creches “Vovó Sudária” e “Dona Mariquinha”, implantou o serviço de transporte escolar e a nucleação das escolas municipais rurais. Foi ainda responsável pela chegada da COPASA a Bambuí.

Com forte atuação na área cultural, promoveu e incentivou diversas iniciativas ao longo de sua trajetória pública. Presidiu a AEB por dois mandatos, período em que realizou importantes melhorias, como a cobertura das arquibancadas e outras adequações estruturais.

É amplamente reconhecido como um dos maiores gestores da história de Bambuí, sendo considerado, por muitos, o melhor prefeito do município após a metade do século XX.



Veja todos os falecimentos