Estiagem inspira projeto que poupa água na Serra da Canastra .

Ecodiária e relógio de banho devem reduzir consumo em pousadas. Ideias foram apresentadas a empresários da região pela Atusca

A estiagem prolongada que resultou na seca da nascente histórica do Rio São Francisco, que fica na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, tem despertado a consciência ambiental de quem mora na região. E na tentativa de colaborar com o meio ambiente, a Associação de Turismo da Serra da Canastra (Atusca) lançou este mês uma campanha com ideias para que os próprios hospedes das pousadas colaborem com a economia de água. A ecodiária e o relógio que marca o tempo de banho, por exemplo, são algumas das medidas sugeridas aos empresários da região.

Segundo a diretora da associação, Daniela Labônia a ecodiária tem como intuito oferecer descontos de até R$ 20 para quem não faz a troca de toalhas dentro de dois ou três dias. "Esta é uma das maneiras que encontramos para que todos colaborem", contou Daniela, completando que é importante despertar nos turistas a ideia de que a água deve ser consumida moderadamente. "Sabemos que na região dificilmente faltará água, mas é importante que as pessoas que nos visitam tenham consciência de que, se consumida descontroladamente, poderá fazer falta para as pessoas que vivem em cidades mais afastadas e dependem dos leitos dos rios para sobreviver. Assim resolvemos criar essas campanhas educativas e interativas", acrescentou.

Pelo menos duas pousadas já aderiram à campanha e a intenção é de que até dezembro as 30 da cidade apoiem as iniciativas. A empresária Thaís Lemos já aderiu à ecodiária e já prepara os banheiros para instalação dos relógios que devem marcar os minutos de cada banho. "Já encomendamos os displays para nossos apartamentos, pois acreditamos que interagindo com nossos hóspedes haverá mais conscientização em relação à água que consumem durante o banho, o interessante do “timer” é que pode ser marcado o número de minutos e o relógio faz a contagem regressiva disparando um alarme no final, um bom banho pode acontecer em cinco ou dez minutos", ressaltou.

Outras medidas estão sendo pensadas e devem ser divulgadas ainda este ano. "Nossa intenção é de que até 2015 sejam implantados esses projetos na tentativa de implantar novas ações e propor mudanças na atitude das pessoas quanto à preservação, e sermos referência para outros municípios. Tudo isso na intenção de conservarmos as nossas águas", finalizou a diretora da Atusca, Daniela Labônia.

Serra da Canastra resgata cenário verde
Este mês o Prque Nacional da Serra da Canastra começou a resgatar o cenário verde após alguns dias de chuva. A natureza parece se recompor, as flores e o mato verde mostram a verdadeira cara da Primavera. A nova fase também faz surgir a esperança de que a nascente do São Francisco possa brotar novamente, como afirmou o chefe substituto do local, Vicente Faria. "Nossa esperança é que chova mais ainda para isso acontecer", disse.

Há sete meses quase toda a vegetação tinha sido consumida pela estiagem, mas nas últimas semanas o cenário tem sido outro. Até o turismo que havia sido comprometido agora está voltando ao ritmo normal, como Daniela Labônia. "Nesse período, época que antecede o final do ano são meses mais fracos realmente, porém já estamos tendo reservas para os próximos feriados e fim de ano. O que mostra que tudo está se normalizando", pontuou.

Fonte: http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2014/11/estiagem-inspira-projeto-que-poupa-agua-na-serra-da-canastra-em-mg.html