Defesa Civil reconhece situação de emergência em Piumhi

Na segunda-feira, 03, a Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em dez municípios de Minas Gerais afetados pela seca e estiagem dos últimos meses. 

Conforme portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicada no Diário Oficial da União, dentre as cidades mineiras que tiveram a situação de emergência, Piumhi é uma das cidades incluídas.

Com o reconhecimento do decreto municipal em âmbito federal, a prefeitura torna-se apta a pedir e receber recursos da União para recuperação de danos ou atendimentos emergenciais que ocorram.

As outras cidades foram: Bocaiúva, Comercinho, Ibiracatu, Joaquim Felício, Juramento, Malacacheta, Miravânia, Pai Pedro e Rio Verde. 

O pedido

O pedido de inclusão do município na Defesa Civil ocorreu no dia 25 de setembro, quando cerca de 30 produtores rurais acompanhados de representantes da Emater, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Cooparaíso Piumhi, Cooxupé Piumhi, Associação dos Agricultores Familiares de Piumhi (AAFAP) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) se reuniram com o prefeito Wilson Craide e fizeram uma assembleia para tratar da situação caótica em que se encontrava a produção rural em geral no município, que segundo a comitiva, ocorria em razão da falta de chuvas no estado de Minas Gerais, sendo considerada inclusive a maior seca dos últimos 104 anos, conforme medição hídrica.

Devido à essa situação, os presentes explicaram que toda produção agropecuária estava comprometida, amargando prejuízos incalculáveis em seus investimentos e ocasionando comprometimento na situação financeira para honrarem seus compromissos.

A comitiva solicitou ao prefeito que fosse decretado estado de emergência e anormalidade no âmbito do município apresentando laudos de constatação da calamidade.

Craidinho acatou o pedido no mesmo dia, sabendo da situação que a classe enfrentava e reconhecendo a necessidade de tal medida por tratar-se da única forma de amenizar os prejuízos dos produtores rurais de Piumhi, resguardando assim a maior fonte de renda da cidade.

Fonte: 104 FM