Mutirão de limpeza do Rio São Francisco em Iguatama

Mutirão de limpeza das margens do rio São Francisco, nas pontes de entrada da Cidade de Iguatama, uma mobilização de umas 30 pessoas, foi muito proveitoso, a limpeza rendeu uma pilha enorme de lixo.

O Rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d´água doBrasil e de toda a América do Sul. Sua nascente está localizada naSerra da Canastra, no município de São Roque de Minas. 

O rio também atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte comPernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados deSergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 km². Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de 2 814 km, mas chega a 2 863 kmquando medido ao longo do trecho geográfico.1 Seu nome indígena éOpará ou Pirapitinga2 e também é carinhosamente chamado Velho Chico.

A nascente do Rio São Francisco secou;

Além da falta de chuvas na região, incêndios no parque podem ter contribuído para este desastre porque muita água teria sido utilizada para conter as queimadas.

Apesar de ter outras nascentes, a estiagem prolongada provoca muita preocupação em relação aos reflexos que podem surgir no restante de sua bacia hidrográfica.

A falta de água pode afetar a produção de energia na região. O volume útil da Represa de Três Marias, a primeira barragem construída ao longo do rio e situada a 250 km da nascente, chegou a cair a 6%.

Você já parou para pensar como a água é importante? Você já se imaginou vivendo sem água? Isto seria realmente impossível! A água é fundamental para o funcionamento da vida. Ela participa das reações químicas do nosso corpo, dos ciclos biológicos da natureza e é essencial na manutenção dos ecossistemas.

Todas as atividades da sociedade demandam o uso de água, bem como as nossas atividades diárias.

Muitas pessoas não dão muita importância para o consumo consciente de água, porque acham que ela é um recurso inesgotável, podendo ser utilizada à vontade. Essa impressão se dá porque vemos água por todos os lados, seja na chuva, nos rios, lagos, mares, represas, piscinas etc. 

Realmente, a maior parte da superfície do nosso planeta, cerca de 70%, é ocupada por água. Porém, desses 70%, apenas 2,5% é constituído por água doce (esse é o tipo que é tratado e destinado ao nosso consumo), o restante é água salgada, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.

Todos podem e devem ajudar a cuidar da água. Observe o seu uso diário de água e pense em como você poderia mudar os seus hábitos de forma a economizá-la.

Fonte: Cyberbalada