• Bambuí, 12 de Dezembro de 2019

Brasileiros criam projeto que pretende gelar cerveja em dois minutos

Foto: Youtube/Reprodução

Esquecer de colocar a bebida para gelar antes da festa é praticamente o pavor de todo bom churrasqueiro (ou "festeiros", em geral). Mas, com o projeto que está sendo desenvolvido por dois brasileiros de uma empresa de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, isso pode deixar de ser um problema. Trata-se do Super Cooler, um equipamento que promete gelar a cerveja, ou qualquer outra bebida, em apenas dois minutos.

"O Super Cooler é um dispositivo eletroeletrônico que força a troca de calor entre a lata com o ambiente que ela se encontra. Basta encaixar o recipiente, seja lata ou garrafa, no Super Cooler e colocar em contato com o gelo", explicam em texto do site oficial.

O protótipo é apresentado em um vídeo (veja na galeria) no Catarse-me, site de colaboração financeira online para pesquisas. Nele, os dois jovens dizem que a pesquisa inicial demorou "alguns meses" e pedem a colaboração de internautas para seguir adiante com a proposta.  Segundo o site do projeto, eles se inspiraram em uma pesquisa do Reino Unido, e Gustavo Moraes é engenheiro de controle e automação, enquanto Rafael Schiavoni é analista de sistemas.

Até o momento, os dois conseguiram arrecadar pouco mais de R$ 3.000 dos R$ 25 mil necessários para a produção do primeiro lote do produto - que deve ficar pronto entre setembro e outubro de 2014, mas ainda não teve o valor final informado  

Como funciona (informações extraídas do site do projeto)
- O que normalmente se faz pra gelar uma bebida é deixá-la no freezer ou outro ambiente que seja mais frio que a temperatura desejada ou próxima dela. Esse tipo de processo é lento, pois depende exclusivamente do tipo de material e da diferença entre a temperatura do ambiente e a desejada.

- Com o uso do Super Cooler, temos uma lata girando numa velocidade adequada para uma boa mistura do líquido. Dessa forma forçamos a temperatura do conteúdo a se homogenizar, desde o centro do líquido até as paredes do recipiente. Essa mistura nos dá um ganho de velocidade incrível no resfriamento de bebidas, principalmente enlatados.
 

Fonte: OTEMPO


Compartilhe:

COMENTÁRIOS