Câmara de Bambuí promove sessão solene de outorga de honrarias

A Câmara Municipal de Bambuí/MG promoveu na última sexta-feira (24) , no espaço de eventos Comemoraré, a Sessão Solene de Outorga de Honrarias para treze personalidades que representaram ou promoveram reconhecidos serviços ao município.

A sessão contou com a presença do excelentíssimo desembargador Dr. Alexandre Victor de Carvalho, representando o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, excelentíssimo Dr. Marcelo Paulo Salgado, desembargador em substitução da 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, excelentíssimo prefeito municipal de Bambuí, Sr. Olívio José Teixeira, Ilustríssima Delegada de Polícia Civil de MG, Dra. Cláudia Cipullo Oliveira, Ilustríssimo Capitão Bruno Samuel da Silva Caetano, representando o Coronel André Humia Casarim, Comandante do 2º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Ilustríssimo Tenente da Polícia Militar de MG, Sr. Carlos Alberto Camilo dos Santos e a Ilustríssima Sra. Ana Cristina Alves, representante do Ministério Público do Estado de Minas Gerais da Comarca de Bambuí.

Confira todas as fotos em alta resolução clicando aqui.

Foram homenageados com a Medalha Dra. Ebe Alves da Silva.

Desembargador Dr. Joelmilson Donizetti Lopes:   Filho de Camilo Rodrigues Lopes e Maria Eufrásia Lopes, natural de Bambuí. Formou-se em Direito na Universidade Federal de Uberlândia/MG (UFU). Especializado em Direito Público e Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica/MG (PUC). Tomou posse como Juiz de Direito em março de 1996. Nestes vinte e sete anos na magistratura atuou nas comarcas de Minas Novas, Itamarandiba, Manga, Uberlândia e Belo Horizonte. Tomou posse como desembargador no dia 15 de setembro de 2022. Atualmente é presidente da 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Diretor Executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Dentre os cargos ocupados na magistratura destaca-se sua atuação em missão da ONU, como Assessor do Presidente da Suprema Corte de Justiça de Timor-Leste, como Representante Brasileiro na Cooperação Internacional para o Fortalecimento do Setor da Justiça de Timor-Leste, amparado em Acordo de Cooperação no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Sr. José Brito da Silva: Destacou-se como cidadão atuante e participativo. Foi presidente do Bambuí Clube e concretizou o sonho de construir a sede própria. Foi um dos sócios fundadores do Rotary Club de Bambuí e hoje é sócio honorário. De 1967 a 1974, exerceu o cargo de presidente da Companhia Telefônica de Bambuí e na sua gestão foi implantado o serviço de interubano na cidade. Foi efeito prefeito para um mandato de dois anos, em 1971 a 1972 e posteriormente eleito novamente para a gestão 1976 a 1981. Foi vereador na gestão 2001 a 2004 e assessor técnico legislativo na elaboração do pré-projeto da Lei Orgânica de Bambuí.

Dr. Marco Aurélio Diniz Faria: Médico e cirurgião plástico, membro especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Concluiu a faculdade em 2001 e ingressou como residente de cirurgia geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões no Hospital Santa Rita. Em 2003, concluiu a residência e em 2006 iniciou a vida acadêmica em cirurgia plástica. Em 2007, concluiu o curso teórico integrado pela SBCP, realizado na Associação Médica de Minas Gerais em 2009. Durante esse período, seguiu completando seus conhecimentos em diversas instituições renomadas, como o Hospital Núcleo de Cirurgia Plástica, Hospital João XXIII, Hospital Bolo Horizonte, Hospital Centro Oftalmológico de Minas Gerais e Hospital das Clínicas de Minas Gerais. Desde então tem atendido e operado inúmeros pacientes de forma cotidiana em Belo Horizonte e no Centro-Oeste de Minas Gerais, proporcionando a essas pessoas reparação de transtornos estéticos e funcionais, melhorando sua autoestima e o convívio social.

Foi homenageado com o Título Amigo de Bambuí.

Sr. John Wercollis de Morais: Nasceu em 1981, em Pratinha/MG, onde atualmente é o prefeito, além de cumprir cinco mandatos como vereador. Sempre envolvido no meio político, aos 14 anos, fez seu primeiro discurso em apoio à candidatura de seu pai vereador.  Já recebeu diversas homenagens, destacando-se: Medalha Instituto Tiradentes, Troféu JK, Trofeu Clarin, Mérito Identidade do Ano, Destaque Maturidade entre outros.

Foram homenageados com o Título de Cidadania Honorária.

Sr. Antônio Carlos Arantes: Natural de Jacuí/MG, é deputado estadual e está em seu 6º mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, exercendo o cargo de primeiro vice-presidente durante a legislatura anterior. É autor de leis de destaque, criação da delegacia rural e de combate ao crime no campo na Polícia Civil; Marco legal das startups; Do Queijo Minas Artesanal; A que instituiu o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAAFAMILIAR); O novo Código Florestal Mineiro entre outros; Recebeu o título de cidadão honorário de 40 cidades e foi condecorado inúmeras vezes. Essa é uma homenagem em reconhecimento ao empenho do deputado em interceder junto aos orgãos competentes, no sentido da concretização da obra de recuperação da estrada que liga a cidade de Bambuí até o Hospital da FHEMIG, na comunidade São Francisco de Assis, um sonho antigo da população bambuiense.

Professor Carlos Roberto de Sousa Costa:  Professor efetivo do IFMG - Campus Bambuí, já atuou como coordenador do curso de administração, contribuindo com a formação de centenas de cidadãos bambuienses e, juntamente com os alunos, colaborou com diversas empresas da região. Como pesquisador, atuou no desenvolvimento e aplicação de importantes projetos para o desenvolvimento regional. Participa ativamente da vida da comunidade, através da orientação e auxílio a entidades e agentes públicos, através da realização de apoio e consultoria, como membro do CODEMA e realização da Feira do Empreendedor 2018, juntamente com a ACIB. Pertencente à Igreja Presbiteriana de Bambuí, atuou em diversas ações sociais e hoje, realiza um trabalho de liderança com a juventude.

Sr. Denilson Francisco Teixeira:  Começou sua vida pública em 1996. Foi prefeito na cidade de Arcos/MG como vereador e presidente da Câmara Municipal. Em 2014, foi empossado deputado federal, abrindo diversas portas em Brasília para os municípios mineiros. Atualmente é assessor legislativo do presidente do senado federal Rodrigo Pacheco.

Sr. Gabriel Franco Suppioni:  Nascido em Bragança Paulista é graduado em agronegócio pela UNIFEOB, em São João da Boa Vista/SP. Veio para Bambuí em 2011, sempre participando do desenvolvimento do município, gerando mais de 200 empregos diretos e indiretos. Exerce sua atividade na Fazenda Sino, empresa rural importante para o município de Bambuí e destaca-se pelo apoio a diversas entidades sociais.

Sra. Gisele Gomes Machado: Residente em Bambuí há 10 anos, Gisele é natural de Sabinópolis/MG e pastora da Igreja do Evangélico Quadrangular de Bambuí. Na área social, junto ao seu marido, pastor Nilson, distribui cestas básicas, realiza o “Sopão do Amor” e participa de diversas ações, pois acredita que “Ninguém é tão pouco que não possa compartilhar”.

Dr. Guilherme de Sales Gonçalves: Nascido em 1983, em Belo Horizonte/MG, formou-se em direito pela PUC em 2006. É especialista em ciências criminais, direito empresarial e direito constitucional. Tomou posse no cargo de Promotor de Justiça em 2016 e é titular na 3ª Promotoria de Formiga desde 2020, atuando, inclusive em Bambuí/MG.

Sr. Juscelino Santos Moreira:  Residente em Bambuí há 27 anos, aqui formou família. Carpinteiro por profissão e também um talentoso peão de rodeio, representando o nome de nossa cidade em todo o Estado de Minas Gerais.

Sra. Marina Pimenta Madeira: É formada em direito pela PUC/MG. Sócia do Escritório Marina Pimenta e Advogados Associados. Foi assessora de gabinete do governador Eduardo Azeredo. Presidente da PREVIMINAS - Fundação de Seguridade Social de Minas Gerais. Foi agraciada com a Medalha da Inconfidência Mineira, Medalha Santos Dumont, Medalha do Mérito Legislativo da Assembléia do Estado de Minas Gerais, Medalha Alferes Tiradentes, Medalha Coronel Tininho do Municipipio de Bom Despacho, Colar do Mérito Legislativo Municipal de Belo Horizonte e com o Troféu Governador Aureliano Chaves e Professor Ariosvaldo Campos Pires. Atualmente ocupa o cargo de Diretora da Bambuí Bioenergia S.A.

Governador do Estado de Minas Gerais, Sr. Romeu Zema: Atual de Araxá/MG. É formado em Administração de Empresas. Assumiu ao cargo de governador do Estado de Minas Gerais em 2019 e foi reeleito nas eleições de 2022. Essa é uma homenagem pelos relevantes serviços prestado ao município, especialmente em reconhecimento e gratidão ao seu aval junto ao Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Sr. Fernando Marcato, no sentido da concretização da obra de recuperação da estrada que liga a cidade de Bambuí até o Hospital da FHEMIG, na comunidade São Francisco de Assis, atendendo a um sonho antigo da população bambuiense.