• Bambuí, 26 de Janeiro de 2022

Projeto do IFMG em Bambuí promove dignidade menstrual

Com o objetivo de conscientizar sobre a pobreza menstrual e desmistificar tabus relacionados à menstruação, um grupo de mulheres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Bambuí está promovendo o projeto de extensão “Lugar de Mulher é onde ela quiser”. Dentro das ações realizadas, está a campanha intitulada “MenstruAção”, cujo objetivo é arrecadar absorventes para distribuir a jovens e mulheres da cidade, promovendo a “dignidade menstrual”.

Realizada desde julho de 2021, a campanha tem a parceria do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura e o apoio do Movimento de Mulheres Olga Benário - Núcleo Bambuí/Canastra. A ação atua recebendo absorventes em caixinhas devidamente identificadas em alguns postos de coleta disponibilizados pelos parceiros do projeto. Além disso, podem ser feitas também doações em dinheiro à campanha.

No mês de setembro, 115 cestas básicas de instituições como Vicentinos e Casa Espírita Amor e Luz tiveram um pacote de absorvente incluído nos itens doados. De acordo com a professora Meryene Teixeira, uma das idealizadoras da ação, o grupo enviou também um bilhete de acolhimento para adolescentes e mulheres que desejam receber orientações sobre o assunto.

O grupo é formado ainda pelas servidoras Fernanda Cabral, Clarice Cesário, Nadia  Muffato e Regiane Ramos, além da estudante e bolsista do projeto, Renata Pereira. “A ação continuará até conseguirmos um projeto de lei que atenda a essa necessidade da população feminina da comunidade de Bambuí”, declara Meryene. Para saber mais sobre o projeto, siga o perfil no Instagram @lugardemulher.ifmg ou entre em contato pelo e-mail [email protected]


Compartilhe: