PC prende 16 pessoas em Ibiá, Sacramento, Patrocínio, Perdizes e Uberaba

Dezesseis presos e 22 mandados de busca e apreensão cumpridos. Esse foi o resultado da operação Colheita Maldita, deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nesta quarta-feira (28/7), na região do Alto Paranaíba. O objetivo foi desmantelar uma organização criminosa especializada em furtos e roubos de fazendas, visando especialmente tratores e defensivos agrícolas.

A ação é decorrente de investigações iniciadas em fevereiro, quando ocorreu um roubo em uma fazenda na zona rural de Ibiá. A partir de então, a PCMG colheu indícios da participação de uma organização criminosa que atua em várias cidades mineiras, onde os mandados de prisão ocorreram: quatro suspeitos foram presos em Ibiá, três em Uberaba, seis em Sacramento, um em Perdizes e dois em Patrocínio.

As buscas resultaram na apreensão de vários celulares e objetos que serão usados nas investigações. Segundo apurado, a estimativa de prejuízo que o grupo já teria causado aos produtores rurais é de cerca de R$ 2 milhões. Desde o início do ano, foram roubados e furtados aproximadamente 20 maquinários e diversos materiais agrícolas, dezenas de ferramentas elétricas e pneumáticas usadas no campo, além de um caminhão e quantidade expressiva de agrotóxicos.

Os suspeitos podem responder por diversos crimes, como roubo triplamente majorado, receptação e organização criminosa. Se condenados, podem pegar pena de mais de 20 anos de prisão.

As investigações continuam no intuito de prender outros suspeitos, bem como identificar demais integrantes da organização, prendê-los e também recuperar a maior parte de bens possível.

Participaram da operação cerca de 70 policiais civis do Departamento de Polícia Civil em Uberaba, da Delegacia Regional em Araxá, da Delegacia Rural em Araxá e também das delegacias em Ibiá, Campos Altos, Sacramento, Perdizes, Nova Ponte, Conquista e Santa Juliana.

Colheita Maldita

O nome dado à operação advém do prejuízo acumulado na safra e na colheita de soja, além do mau resultado que alguns dos suspeitos já tiveram com a prática dos delitos.