A Prefeitura esclarece como são feitos os testes da Covid-19 em Bambuí

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza os testes da Covid-19 de acordo com critérios médicos seguindo a orientação do Governo do Estado. Todos os testes rápidos da Secretaria ficam alocados no Hospital Nossa Senhora do Brasil e é lá que são feitos os testes.

Nota Técnica nº 9/SES/SUBVS-SVE-DVAT/2020

Conforme nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais os testes rápidos têm como grupo alvo todo indivíduo SINTOMÁTICO que não tenha sido submetido anteriormente a testagem por RT-PCR. Os testes deverão ser realizados apenas em pessoas sintomáticas e a partir do 14ª dia de início dos sintomas.

Até o momento o teste sorológico disponibilizado pelo Ministério da Saúde para utilização na rotina corresponde ao método de detecção de anticorpos. (teste rápido com amostra de sangue capilar)

COLETA DE AMOSTRAS PARA EXAMES LABORATORIAIS

A equipe de saúde determinará se o paciente atende aos critérios de teste para COVID-19 com base nas situações com indicação para coleta de amostra e testagem para COVID-19 no momento atual.

SITUAÇÕES COM INDICAÇÃO PARA COLETA DE AMOSTRA POR BIOLOGIA MOLECULAR (RT-PCR) NO MOMENTO ATUAL:

➢ TODOS os casos de SRAG hospitalizados;

➢ TODOS os óbitos suspeitos;

➢ Profissionais de saúde sintomáticos;

➢ Profissionais de segurança pública sintomáticos;

➢ Pacientes com comorbidades, sintomáticos;

➢ Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, sintomáticos;

➢ Público privado de liberdade e adolescentes em cumprimento de medida restritiva ou privativa de liberdade, ambos sintomáticos;

Protocolo: https://www.bambui.mg.gov.br/transparencia/publicacao/157