TV Bambuí - Prefeitura de Bambuí limpa afluente do Córrego das Almas
  • Bambuí, 15 de Julho de 2020

Prefeitura de Bambuí limpa afluente do Córrego das Almas

A Prefeitura de Bambuí está fazendo a limpeza da margem e do afluente do córrego das Almas entre as ruas João Pereira Silva e Rodolfo José Chaves, no Centro. A limpeza ajuda na preservação do manancial e evita problemas com enchentes.

Com a intenção de diminuir os problemas de poluição hídrica no município de Bambuí, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Rural e da Secretaria de Obras iniciou um Programa de Limpeza, Recuperação e Conservação do Canal de Águas Pluviais, Córregos e Rios de Bambuí, começando pelo canal de água pluvial (afluente intermitente do Córrego das Almas), que passa por todo o centro da cidade.

O objetivo é diagnosticar a situação atual dos corpos hídricos, avaliar, limpar, desobstruir com a retirada de resíduos (entulho de construção civil, pneus, lixo domiciliar e outros), efetuando também a roçada e retirada do excesso de mato e recuperar as margens com o plantio de mata ciliar e espécies nativas, onde for possível.

Os resultados esperados são:
- Minimização dos problemas de assoreamento com a retirada dos entulhos de construção civil e lixo dos leitos do córrego;
- Inibição da população quanto ao descarte de resíduos nas margens;
- Melhoria no aspecto no entorno do córrego após a limpeza;
- Melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população;
- Melhoria da qualidade das águas;
- Redução da carga de poluição nos rios receptores;
- Aumento da quantidade de mata ciliar através do plantio de mudas de espécies nativas;
- Consciência ambiental da população, reconhecimento da importância dos rios na vida das pessoas;
- Redução das enchentes nos locais onde foram efetuadas limpezas dos cursos d’água.

A Prefeitura tem a autorização do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Codema, da Polícia Ambiental e do Instituto Mineiro de Gestão de Águas, IGAM, pois para realizar a limpeza é necessário um cadastro de dragagens para retirada de materiais diversos dos corpos hídricos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS