Lagoa da Prata é a segunda cidade do Centro-Oeste MG com mais casos de Covid-19

Com número crescente de casos de Covid-19, o município de Lagoa da Prata vem travando uma batalha dura contra a proliferação do novo coronavírus na cidade. Atualmente, Lagoa da Prata possui cerca de 53 mil habitantes, e conta com seis casos da doença confirmados pelo secretário de Saúde, Geraldo de Almeida. Já Divinópolis, que possui cerca de 203 mil habitantes já registrou nove casos. Ou seja, considerando o cenário dos dois municípios, se aplicarmos a taxa de crescimento do número de infectados na mesma proporção entre eles, chega-se à conclusão de que Divinópolis deveria estar hoje com 23 casos confirmados e Lagoa da Prata deveria ter apenas 3. O que também pode sinalizar que as medidas de Divinópolis em relação à contenção podem estar sendo mais eficientes.

Além disso, considerando dados do balanço mais recente feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), onde ainda consta que no município há apenas quatro casos confirmados, Lagoa da Prata aparece entre as dez  cidades de Minas Gerais com maior incidência de infectados pelo coronavírus. Vale ressaltar que é muito importante, nesse caso, que a população respeite as orientações repassadas pelos órgãos competentes.

Almeida frisou que esses resultados indicam que o vírus já está circulando comunitariamente. “Essas pessoas positivas tiveram contato com outras pessoas. Um desses pacientes é assintomático, ou seja, não apresentou sintomas nos primeiros dias, mas depois apresentou uma gripe leve e fez os exames, dando positivo. Isso nos leva a adotar medidas maiores”.

O secretário ainda afirmou que “a transmissão está acontecendo em uma grande proporção. Então recomendamos os cuidados que estamos solicitando todos os dias, principalmente, lavar as mãos, cuidado ao voltar para casa, não entre em casa com os sapatos utilizados nas ruas, higienize as mãos antes de entrar em casa, limpe as torneiras, e vá direto para o banheiro, tire as roupas e tome um banho”.

Na noite desta terça-feira (31), a Secretaria de Saúde divulgou as faixas etárias mais atingidas no município, confira:

1 a 10 anos – 13

11 a 20 anos – 17

21 a 30 anos – 26

31 a 40 anos – 29

41 a 50 anos – 13

51 a 60 anos – 9

61 a 70 anos – 4

71 a 80 anos – 4

Recém nascidos – 2 (menores que 12 meses).