• Bambuí, 06 de Abril de 2020

SICOOB Saromcredi chega a Bambuí

Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira, dia 23 de março, Bambuí contará com um importante reforço para o fortalecimento econômico e social da cidade. O SICOOB Saromcredi abre as portas para receber novos cooperados (as) e oferecer soluções financeiras completas para pessoa física, jurídica e agronegócios. Um dos diferenciais da cooperativa é o investimento que faz em diversos projetos de desenvolvimento sócio econômicos em toda sua área de atuação, valorizando o empreendedorismo, a educação e a qualidade de vida das comunidades.

A programação inicial contava com uma palestra e solenidade de inauguração. No entanto, por segurança e seguindo os protocolos de prevenção ao Coronavírus (COVID-19), a agência abrirá as portas de uma maneira simples, porém com uma equipe qualificada e preparada para atender os novos cooperados (as).

Com 28 anos de história, o SICOOB Saromcredi nasceu em São Roque de Minas e revolucionou a história da cidade, que não contava com nenhuma instituição financeira na época.  Hoje a cooperativa é uma das que mais cresce no Estado de Minas Gerais, atendendo 11 municípios, com população que vai desde 1,7 mil até 180 mil habitantes, e com perspectiva de abertura de mais 4 agências em 2020, incluindo a de Bambuí, localizada à Av. Emanuel Dias, 160, Centro.

João Carlos Leite / Foto: Divulgação

João Carlos Leite, o “Joãozinho”, atual Presidente do Conselho de Administração do SICOOB Saromcredi, explica que a cooperativa chega para somar forças ao movimento cooperativista local. “Nossa missão está pautada nos princípios e valores cooperativistas, especialmente de unir pessoas e entidades para promover o desenvolvimento econômico e social do território, através da valorização das pessoas e potencialização dos recursos existentes. Assim, conseguiremos gerar justiça financeira e prosperidade, ou seja, geração de emprego e renda, realização de sonhos e visualizar novos horizontes para as gerações futuras”, diz.

Soluções financeiras, desenvolvimento econômico e social

A cooperativa iniciou suas atividades com a missão de prestar serviços financeiros básicos. Com a modernização, fortalecimento e adesão dos cooperados, o SICOOB Saromcredi pôde ampliar o portfólio de produtos e serviços, que conta hoje com todas as soluções financeiras necessárias para atendimento de todas as naturezas. “Chegamos a Bambuí para prestar serviços financeiros com maior qualidade e menor custo possível para os cooperados. Desejamos estabelecer parcerias com entidades e organizações que desejam promover a crescimento do Município, através da cooperação”, afirma Leite.

Na parte social, um dos programas mais conhecidos, idealizado e coordenado pelo SICOOB Saromcredi, que conta com parceria do SEBRAE, OCB/Sescoop, Banco Central (AEF-Brasil), Secretarias Municipais e Superintendências Regionais de Ensino, é o Movimento CoopEducação (Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira nas Escolas). “Hoje, ao todo são mais de 18 mil alunos beneficiados em 62 escolas localizadas em 9 municípios, já tendo capacitado mais de 1.500 professores”, informa o presidente.

O SICOOB Saromcredi apoia também uma das mais nobres iniciativas de valorização da identidade mineira, que é o Programa de Qualificação do Queijo da Região da Serra da Canastra, símbolo estadual e nacional, reconhecido mundialmente. “Por meio de parceria envolvendo o SICOOB Saromcredi, SEBRAE, Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN) e organizações nacionais, o queijo canastra ganhou marca própria, selo de indicação geográfica e procedência, além de ter seu modo de produção reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). E tudo isso ganhará ainda mais força com a construção da primeira Escola de Mestres Queijeiros do Brasil, que encontra-se em fase final, sediada em São Roque de Minas”, declara.

Para 2020, o SICOOB Saromcredi pretende continuar sua expansão financeira e social, contando com a abertura de novas agências e investindo em ações que promovam o bem-estar das comunidades onde atua. “Está previsto em nosso planejamento e muito bem encaminhada uma nova expansão da Cooperativa. Além de Bambuí, trabalhamos para a abertura de novas agências nos municípios de Jacutinga, Ibitiúra de Minas e Monte Sião. Enfim, vamos continuar a promover o desenvolvimento dos territórios que acreditam no cooperativismo como a moeda do século XXI”, finaliza.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS