Hospital N.S. do Brasil e Secretaria M. de Saúde traçam diretrizes de prevenção e controle ao Coronavírus

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (16) uma reunião extraordinária da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Nossa Senhora do Brasil e alguns convidados. A reunião contou com a participação de membros da comissão e convidados. Foram tratadas diretrizes de prevenção e controle ao COVID-19.

A reunião contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde.

Confira as diretrizes que serão tomadas;

"Esclarecimentos a população bambuiense,

Até o momento não existem casos confirmados e nem suspeitos de Coronavirus (COVID-19) em Bambuí. Todas as notícias disseminadas nas redes sociais são falsas.

Na tarde de hoje, (16/03/2020) foi realizada uma reunião extraordinária entre Secretaria municipal de saúde, diretoria clínica, diretoria administrativa, diretoria técnica e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Nossa senhora do Brasil.

Foram alinhadas algumas ações para prevenção da doença em nossa cidade:

  1. Visitas a pacientes internados estão suspensas (SUS, Particulares e Convênios), somente serão permitidos em casos especiais (Pacientes graves em cuidados Intermediários[APT1] ou em Sala Vermelha);
  2. Pacientes com sintomas respiratórios terão triagem e sala de espera isolada, dentro do Pronto Socorro;
  3. Não será permitida permanência de acompanhantes que apresentem sintomas respiratórios ou com idade superior a 60 anos;
  4. Para os quartos e apartamentos, serão permitidos apenas um acompanhante;
  5. Treinamentos estão sendo realizados com os trabalhadores da saúde, tanto do hospital, quanto da prefeitura;
  6. Consultas agendadas de especialidades, na policlínica, serão suspensas a partir do dia 23/03/2020 (Segunda-feira). Estão sendo mantidas apenas as consultas de gestantes e pediátricas.

Enfatizamos que tais medidas são temporárias e diminuem a aglomeração de pessoas, visando a segurança de todos.

Novas reuniões serão agendadas entre Prefeitura e Hospital e as informações sobre o Coronavirus, atualizadas posteriormente.

Orientamos que o local mais propício para se infectar com Coronavirus atualmente, é no Pronto Socorro. Portanto, evitem ir ao Hospital sem real necessidade. Contamos com a compreensão de todos, a prevenção é nossa maior arma contra o Corona."