Mamógrafo é inaugurado em Bambuí; Exames já começarão na próxima semana

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (14) a inauguração do aparelho e da sala para realização de exames de mamografia. O aparelho está instalado na Policlínica Adélia Cardoso e beneficiará a população bambuiense e das cidades vizinhas.

Os exames serão realizados com todos os cuidados necessários e exigidos em uma sala preparada e com equipe preparada. A sala recebeu o nome da servidora Arlete Gomes que por muitos anos trabalhou no setor de saúde do município. Arlete foi diagnosticava com câncer de mama e acabou falecendo.

“Tenho muito a agradecer por essa homenagem, quando ficamos sabendo ficamos muito emocionados (a família); Minha irmã batalhou muito na saúde, ela se preocupava muito com as pessoas e se empenhava, ela foi uma pessoa muito importante para nós e acredito que ela deve estar muito feliz com essa homenagem” comentou Dona Alvina, irmã da homenageada.

O aparelho de mamografia foi conseguido por meio de uma emenda parlamentar do deputado Lafayette Andrada a pedido do vereador Robson Frazão. Em contrapartida o município entrou com um alto investimento para a instalação e funcionamento do aparelho.

“Bambuí hoje dá um salto muito importante na saúde do município, principalmente na prevenção do câncer de mama que atinge as mulheres do nosso município; Meu objetivo sempre foi somar e trazer benefícios aos cidadãos e esse aparelho de mamografia é minha maior conquista” comentou Robson Frazão.

“Estamos a cinco anos tentando colocar o aparelho para funcionar, mas tudo isso somente foi possível com o apoio do prefeito Olívio; Quando ele se candidatou ele me disse que ia colocar o aparelho para funcionar, hoje ele está provando que a palavra dele não volta atrás; A burocracia atrasou a inauguração, mas hoje conseguimos colocar a disposição da população bambuiense” ressaltou Robson Frazão.

Os exames já irão começar na próxima semana. Inicialmente serão atendidas pacientes de Bambuí e posteriormente será aberto para mulheres de outras cidades da região.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento. Em relação à avaliação das mamas preconiza-se:

Mulheres de 40 a 49 anos – realização do exame clínico das mamas por profissional da saúde, e realização de mamografia, somente se existir indicação da equipe de saúde.

Mulheres de 50 a 69 anos – realização do exame clínico das mamas por profissional da saúde e realização de mamografia de 2 em 2 anos, ou em intervalos menores, dependendo do resultado da mamografia anterior. Se você perceber alguma alteração na mama, procure a equipe de saúde mais próxima da sua casa.

Mulheres com elevado risco para câncer de mama (histórico familiar e/ou histórico pessoal de câncer de mama) – necessário avaliação e acompanhamento individualizado.

Para o tratamento de câncer de mama, o SUS oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos. O tratamento é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença.