Atlétas participam de graduação em Muay-Thai e Jiu-Jitsu em Bambuí

Na manhã do último domingo (08), foi realizado no Centro de Eventos em Bambuí, anexo ao antigo CIEB, a graduação dos alunos de Muay-thai e Jiu-Jitsu.

O evento marca um ciclo dentro das artes marciais, onde o praticante tem reconhecido seu esforço, dedicação e tempo de prática da arte marcial.

O sistema de graduação de faixas de jiu-jitsu representado pela sequência de faixas do jiu-jitsu foi instituído com o intuito de uniformizar e facilitar o ensino e a prática do Jiu-Jitsu brasileiro, assim como padronizar os modelos de competição e conforme o Sistema Geral de Graduação IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro).

Seguindo o espírito do Livro de Regras do Jiu-Jitsu lançado em janeiro de 2012, o Sistema Geral de Graduação busca tornar simples o entendimento do processo de evolução de cada praticante dentro do esporte desde a faixa-branca até a faixa vermelha.

Crianças, jovens e adultos participaram do evento, pais e familiares também puderam acompanhar a cerimônia que teve destaque para a graduação do Mestre Haroldo Montijo, condecorado com a faixa coral que corresponde ao 7º grau de faixa preta, ou seja, 38 anos de sua cerimônia de graduação de faixa preta de Jiu-Jitsu.

Seu filho, professor Haroldo Henrique Montijo também recebeu seu segundo grau de faixa preta do Jiu-Jitsu e KRUANG-PRAJIED preto e azul, 8º grau do Muay Thai.

Com a expansão do Muay Thai pelo mundo, foi criado um sistema de graduação que tem como critério a evolução do praticante dentro desta arte marcial. A graduação simbolizada pelo Kruang é uma espécie de tarja colocada no braço (bíceps) do praticante com a respectiva cor de sua graduação. A troca de graduações é efetuada de acordo com a evolução do praticante.

A solenidade contou com atletas de Bambuí e região, Mestre Mozart Rodrigues Souza de Formiga Professor Fabiano Rodrigues Souza de Divinópolis-MG e Professor Wilker Geraldo Duarte Campos de Iguatama.

Alguns dos alunos participantes são de projetos sociais em parceria da Academia Montijo e Prefeitura Municipal de Bambuí.

Alunos Graduados Muay Thai:

Prajied Branco – Brayan, Lívia Gomes, Lucas Detonis, Jorge Luís, Henrique Coutinho, Kelvin, Thaysson e Layane Coutinho

Prajied Branco e Vermelho – Andreans e Gustavo Arantes Pereira

Prajied Vermelho - Flávio

Alunos Graduados Jiu-Jitsu:

Faixa Cinza – Ana Lúcia Santana de Oliveira, João Marcos e Geovana Carla

Faixa Amarela – João Vítor Gomes das Chagas, Rafael Cruvinel

Faixa Laranja – Felipe Gomes Montijo, João Vitor Magalhães de Faria, Roberto Indalécio de Souza Júnior

Faixa Azul – Daniel dos Reis Alves, Denyfer Prado Coutinho, Gustavo Arantes Pereira, Heron de Souza e Hugo Moura dos Reis