Medeiros, Tapiraí e Córrego Danta poderão deixar de existir caso pacote do governo seja aprovado

pacote econômico apresentado pelo governo nesta terça-feira, 5, prevê a junção de municípios pequenos que não arrecadam o suficiente para cobrir suas despesas. A medida foi anunciada pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que deve ser um dos signatários das propostas entregues pela equipe econômica.

Onze cidades da região, como Biquinhas, Cedro do Abaete, Córrego Danta, Estrela do Indaiá, Japaraíba, Leandro Ferreira, Medeiros, Paineiras, Quartel Geral, Tapiraí e Serra da Saudade podem deixar de existir. Essa é uma das propostas do governo federal para desafogar as contas públicas, ou seja, a diminuição do número de municípios brasileiros.

Segundo o documento elaborado pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, o município com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total será incorporado pelo vizinho.

O governo argumenta que “unidos gastamos menos e melhor”. No entendimento de Guedes, “menos é mais”. A medida prevê uma nova restrição na criação de municípios.

Dados do IBGE mostram que há 1.254 cidades no Brasil com menos de 5 mil habitantes. O número equivale a 22,5% dos 5.570 municípios brasileiros.