• Bambuí, 12 de Novembro de 2019

Limpeza de pele: saiba por que ela é essencial e como é realizada

Foto: cleanandclear.com

A pele é um órgão do nosso corpo que requer cuidados especiais. Afinal, ela está em constante contato com o meio externo, suscetível a uma série de danos e lesões.

Manter a pele limpa é crucial para cuidar do tecido, mantendo-o bonito e saudável.

Pronta para entender mais sobre o assunto? Confira a leitura do artigo na íntegra!

Mantendo a beleza e a saúde da pele

Manter a pele limpa é muito mais do que prezar pelo rejuvenescimento facial, é também uma preocupação para mantê-la saudável, livre de complicações e bem equilibrada.

Em muitos casos, apenas fazer procedimentos externos não resolvem a situação geral. Muitas pessoas optam por procedimentos estéticos mas esquecem que os cuidados diários e mensais (como a limpeza de pele) também são muito importantes para potencializar os resultados das cirurgias, deixando o rosto ainda mais atraente.

Como funciona a limpeza de pele?

Pensando em manter a pele em dia, a limpeza de pele é um procedimento estético que remove as impurezas da pele, além de retirar seus cravos e pequenos cistos causados pelo acúmulo de óleo nos poros (também conhecidos como milium).

O procedimento pode se realizado em consultórios ou em clínicas de estética, sem a necessidade de uma estrutura muito elaborada.

Para quem o procedimento é indicado?

A limpeza é indicada para todos os tipos de pele, sendo seca, oleosa, mista ou normal. Pode ser realizada não somente no rosto, mas também em locais como as costas, que geralmente apresentam cravos e complicações sanadas pela limpeza de pele.

Ela é indicada para quem precisa remover os cravos (sejam eles abertos ou fechados) e retirar o milium.

Além disso, pode ser feito por qualquer um que pretende deixar a pele mais macia, saudável e promover a remoção das células mortas, contribuindo para o rejuvenescimento facial.

Ela é muito importante para limpar os poros, sendo que sua obstrução pode causar ainda mais cravos e espinhas, prejudicando a estética facial.

Quando eu devo fazer limpeza de pele?

Mesmo que você não ache tão necessário, é recomendado manter uma periodicidade para as limpezas de pele.

A frequência varia bastante conforme o tipo de pele e a situação de cada paciente. Em geral, peles mistas e oleosas deveriam realizar o procedimento todo mês, enquanto que as normais e secas podem repeti-lo de dois em dois meses, por exemplo.

Apesar de ser uma técnica simples, é sempre indicado procurar um profissional de confiança, que utilize produtos de qualidade para a limpeza de pele.

Para quem sofre com problemas com acnes e cravos, como a acne hormonal, por exemplo, os cuidados devem ser redobrados. Em caso de dúvidas, o ideal é sempre conversar com o seu dermatologista, que poderá indicar uma conduta adequada para o seu caso.

Lembre que para manter a pele ainda mais bonita você também pode contar com outros procedimentos estéticos, em conjunto com a limpeza de pele, como o lifting facial. Através dele é possível rejuvenescer o rosto e diminuir a flacidez, deixando-o com um visual mais jovem e bonito.

Como a limpeza de pele é realizada?

         A maioria dos protocolos de limpeza de pele envolvem os seguintes passos:

1. Higienização:

É realizada uma limpeza (assepsia) da pele com produtos de específicos para retirar o excesso de impurezas, maquiagens e oleosidade (o produto varia bastante conforme o tipo de pele, sem prejudicar seu aspecto natural).

 

2. Esfoliação

Em seguida, é realizada uma esfoliação da pele. Ela é feita pela aplicação de produtos que afinam a camada superficial do tecido, promovendo a renovação celular e a extração facilitada de cravos e espinhas (desde que não estejam inflamados).

É necessário que a esfoliação seja feita com calma e pela realização de movimentos circulares, evitando lesões e desenvolvimento de manchas na região.

Dica: depois que realizar a sua limpeza de pele, é ainda mais importante focar na proteção solar. A esfoliação gera uma descamação da pele, deixando-a ainda mais exposta aos raios ultravioletas do sol e propensa ao desenvolvimento de manchas solares.

 

3. Abertura dos poros

Para facilitar a abertura dos poros e deixar a pele mais macia para o procedimento, pode ser feita a submissão da pele ao vapor com ozônio. Assim, é mais fácil realizar a limpeza manual e extração das impurezas da pele. 

4. Extração

Considerada a etapa mais demorada do processo, a extração é responsável pela retirada manual dos cravos, espinhas e do milium, podendo levar até meia hora.

É importante que o esteticista ou profissional responsável sempre tenha muita técnica para realizar o procedimento, pois isso evita lesões e marcas na pele.

Geralmente os cravos são espremidos com os dedos, os miliuns são extraídos com uma micro agulha e as espinhas só podem ser mexidas se não estiverem inflamadas.

Apesar de incômodo, não deve ser um procedimento muito doloroso, mas pacientes com sensibilidade aumentada podem utilizar um anestésico tópico para minimizar o desconforto.

 

5. Aplicação de alta frequência

Finalizando a etapa de extração, pode-se utilizar um aparelho de alta frequência para estimular o fechamento dos poros, a cicatrização e atuar como anti-inflamatório para os locais que sofreram pequenas lesões, potencializando o processo de recuperação.

6. Finalização

Durante o processo final, podem ser feitas manobras suaves para espalhar soluções calmantes, que irão diminuir os efeitos adversos como a vermelhidão, deixando a pele mais equilibrada.

Também é aplicada uma máscara final (que costuma levar até vinte minutos) à base de produtos calmantes para finalizar o procedimento.

É muito importante caprichar no protetor solar para prevenir danos como queimaduras e manchas. Lembre-se de preferir versões em gel ou loção, evitando obstruir os poros que acabaram de ser limpos.   

Outros aspectos importantes

Agora que você entendeu a importância da limpeza de pele para desobstruir os poros e mantê-la saudável, que tal incluir o hábito em sua rotina mensal?

Com certeza a saúde e estética do seu rosto só tendem a agradecer, aumentando ainda mais a sua autoestima!

Gostou do conteúdo de hoje sobre a importância da limpeza de pele? Comente logo abaixo.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS