Morte de adolescente por meningite é confirmada em Formiga

A Secretaria Municipal de Saúde de Formiga confirmou, nesta terça (25), a morte de uma adolescente por meningite no município. Ela deu entrada no dia 05 de junho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) entretanto o quadro de saúde se agravou e ela faleceu no dia seguinte.

A jovem deu entrada na unidade apresentando sintomas como dor nos membros inferiores; dor de cabeça; vômitos; fraqueza e algumas petéquias, que são pontos avermelhados no corpo e que causam uma pequena hemorragia de vasos sanguíneos.

“Ao ser examinada pelo médico plantonista, foi solicitada a realização de exames laboratoriais, cujos resultados sugeriam um grave quadro, porém, sem diagnóstico preciso. A partir deste fato, a paciente foi encaminhada para a internação na Santa Casa de Formiga”, explicou a prefeitura.

Ainda de acordo com a secretaria, foi solicitada a coleta de amostras de sangue para a análise de febres hemorrágicas (hantavirose, leptospirose, dengue, chikungunya, febre amarela, febre maculosa, zika e meningite). Tais exames foram encaminhados à Fundação Ezequiel Dias (Funedi).

Medidas
Ainda sem a confirmação da doença, a adolescente faleceu no dia 06 de junho. A Vigilância em Saúde adotou medidas preventivas para monitorar qualquer anormalidade que ocorresse com os contatos íntimos domiciliares, que são as pessoas que convivem, no mesmo ambiente, por no mínimo oito horas diárias.

“Pelo que foi apurado pela equipe, a única pessoa com idade mais suscetível ao contágio e que convivia proximamente à adolescente era a sua irmã”, informou a secretaria de saúde.

O resultado
O resultado dos exames foram divulgados somente no dia 21 de junho, quando a Funedi divulgou através do sítio oficial, o laudo positivo para a doença, que foi informado à família da paciente.

“Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, antes mesmo da publicação do resultado, a Secretaria Municipal de Saúde ministrou a quimioprofilaxia à irmã da adolescente, como medida preventiva, uma vez que o período de incubação do agente etiológico é de dez dias. Está sendo realizada, também, a averiguação dos cartões de vacinação dos alunos que frequentam a escola na qual a adolescente estudava. No entanto, mesmo passado o período de incubação do agente etiológico a secretaria continua o trabalho de monitoramento”, finalizou a secretaria municipal.

Dia D
No próximo dia 06 de julho, será realizado o Dia D de regularização dos cartões de vacinação dos munícipes. Na ocasião, as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para atender toda a população formiguense. As vacinas contra a meningite devem ser ministradas em adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.