13ª Mostra CineBH: é internacional, de graça, com mais de 80 filmes e vai exibir “A vida invisível” – representante do Brasil na corrida pelo Oscar 2020

É tempo de fazer CONEXÃO com o melhor do cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo. A Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (CineBH) começa nesta terça-feira, dia 17, e até o dia 22 vai ocupar cinco espaços culturais da capital. Na programação, totalmente gratuita, oficinas, workshops, seminários, apresentações artísticas e 85 filmes, de 11 estados brasileiros e seis países. Para abrir a programação, o escolhido foi “A Vida Invisível”. O longa, que tem Fernanda Montenegro no elenco, foi premiado no Festival de Cannes recentemente. Agora o diretor cearense Karim Aïnouz vai atrás de uma vaga para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano que vem. Será uma sessão de pré-estreia no charmoso Cine Theatro Brasil Vallourec (na praça Sete). “A Vida Invisível” aborda a opressão das mulheres na década de 50.

Essa é a 13ª edição da CineBH e tem como tema “a internacionalização do cinema brasileiro e os desafios para o futuro”. A ideia é trazer para discussão a grande presença da produção nacional nos festivais internacionais e as contradições enfrentadas dentro do próprio Brasil. Mesmo gerando 98 mil empregos e faturando R$25 bilhões ao ano, a sétima arte precisa lutar contra a falta de investimentos do governo e resistir à crise na cultura. E nesta mostra a gente pode ver ótimos filmes que estão conquistando o público de diversos países.

Dentro da CineBH acontece também o 10º Brasil CineMundi. O programa seleciona projetos de filmes de todo o país e traz produtores internacionais interessados em fazer coprodução com realizadores brasileiros.

Da periferia de Contagem para o mundo

Leo Lara/Universo Produção

Apesar da crise, o cinema nacional nunca esteve tão produtivo e criativo. Um bom exemplo vem de Contagem. A grande homenageada do evento é a produtora Filmes de Plástico. Com apenas 10 anos de vida, o coletivo formado por Maurílio Martins, Gabriel Martins, Thiago Macêdo Correa e André Novais Oliveira já teve seus filmes selecionados em mais de 200 festivais no Brasil e no mundo. Nove deles vão ser exibidos numa mostra-homenagem, inclusive o mais recente “No Coração do Mundo”, lançado neste ano. E um detalhe: todos foram rodados em Contagem com baixo orçamento, muito talento e colecionam prêmios.    

A programação da 13ª CineBH está bem diversificada, tem filmes infantis, para a família, sessões para escolas públicas com debate e atrações artísticas.

Bom, este é o sexto ano em que eu tenho a honra de apresentar a TV Mostra – o jornal oficial da Mostra CineBH que é exibido antes dos filmes nas telas do Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), Sesc Palladium, MIS Santa Tereza e Teatro Sesiminas.

Vou deixar aqui o link com a programação completa para ajudar você na CONEXÃO: cinebh.com.br/programacao

Espero por você lá! Venha! Divirta-se!

CONEXÃO

Daniela Vargas nasceu em Bambuí, é jornalista, especializada em Gestão Cultural, repórter do Canal Brasil e das Mostras de Cinema de Tiradentes, Ouro Preto e BH, produtora de conteúdo, mestre de cerimônias e colunista da TV Bambuí.

E-mail: conexaodanielavargas@gmail.com 
Facebook: Daniela Vargas
Instagram: danivargasbh