Pesquisador Brasileiro da NASA vai ministrar palestra no IFMG - Campus Bambuí

A equipe do Observatório Astronômico e Diretoria de Extensão,Esporte e Cultura(DirEC) convida a todos para participarem da Palestra do Eng. Ivair Gontijo, ex-aluno do Campus Bambuí e pesquisador da NASA.

Mineiro de Moema, o Eng. Ivair Gontijo é ex-aluno do IFMG, concluiu o curso de Técnico Agrícola em 1978, no antigo Colégio Agrícola de Bambuí, atual Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Campus Bambuí. É graduado e mestre em Física pela UFMG e obteve o grau de Doctor of Philosophy no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Glasgow (Escócia). Ali desenvolveu pesquisas na área de laser e detectores de luz de materiais semicondutores.

Desde 2006, atua no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, onde liderou um grupo que construiu os transmissores e receptores do radar responsável pela descida do veículo robô Curiosity no planeta Marte. Trabalhou no projeto Nustar, de um telescópio de raios X e nos satélites Grace-Follow-On que vão monitorar o campo gravitacional da Terra e medir os efeitos das mudanças climáticas. Atualmente participa do grupo que desenvolve uma sonda para estudar Europa, uma das luas do planeta Júpiter.

Sua palestra abordará a exploração do planeta Marte e projetos no qual se envolveu ao longo de sua carreira na NASA. A palestra, com o objetivo de divulgação científica, terá linguagem acessível ao público não especialista.

Teremos ainda a presença do Prof. Bernardo Riedel, que ministrará uma palestra, seguida de observação astronômica na segunda, dia 30 de maio, às 18h30m, no núcleo de Física. O Prof. Riedel é considerado um dos maiores especialistas na construção de telescópios e cúpulas para observatórios astronômicos, sendo detentor de tecnologia de ponta e desenvolvedor de diversas técnicas. Ele é também um dos maiores incentivadores e divulgadores da astronomia no Brasil. Teve um importante papel na implantação do Observatório Astronômico no IFMG Campus Bambuí.

A Direção Geral do Campus salienta a importância da vinda dos palestrantes ao Campus e conta com o apoio dos professores para conduzirem seus alunos às palestras.

Confira a Programação:

Palestra com Prof. Bernardo Riedel

Tema: Avanços na construção de telescópios astronômicos.

Data: Segunda, dia 30 de maio, 18:30 h

Local: Núcleo de Física

A palestra será seguida de observação no Observatório Astronômico do IFMG Campus Bambuí.

 

Palestra com Prof. Ivair Gontijo

Tema: A exploração do planeta Marte e projetos no qual se envolveu ao longo de sua carreira na NASA

Data: Terça, dia 31 de maio, as 13:00 h

Local: Auditório do IFMG Campus Bambuí