Secretaria Municipal de Saúde de Arcos vai antecipar vacinação contra o H1N1

A campanha nacional de vacinação contra o Influenza começa no próximo dia 30 de abril, e vai até 20 de maio. Porém, na cidade de Arcos, que não tem nenhum caso confirmado do H1N1, os trabalhos de prevenção contra o vírus serão antecipados.

Graças ao empenho da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de Arcos muitos interessados já poderão receber a dose da vacina no próximo sábado, dia 16 de abril.

1º LOTE

Segundo informações da responsável técnica pelo Setor de Epidemiologia e Imunização, Ângela Margarete, trata-se apenas do primeiro lote de vacinas que chega ao município, e por esse motivo algumas pessoas terão prioridades em receber as doses. Crianças menores de 2 anos, gestantes e idosos serão os primeiras a receber a vacina.

CONSCIENTIZAÇÃO

A enfermeira Ângela informa ainda que, apesar de não termos nenhum caso da H1N1 confirmado no município, a Secretaria de Saúde considerou como ideal a antecipação dessa vacinação devido ao grande número de casos já confirmados em cidades próximas. “A campanha terá início nacionalmente, de acordo com o Ministério da Saúde, no próximo dia 30 de abril, e seguirá até o dia 20 de maio. Durante este período os municípios receberão vários lotes da vacina; portanto, é extremamente importante que a população tenha consciência de que, neste primeiro lote, as doses sejam direcionadas apenas a um grupo prioritário de pessoas. Posteriormente, de acordo com a demanda, a vacinação também será disponibilizada para o restante da população prioritária”.

A vacinação, em Arcos, ocorrerá neste sábado, dia 16 de abril, de 08h às 15h, exclusivamente na FUMUSA. Todos que procurarem a FUMUSA para vacinação devem levar o cartão de vacina e documento de identidade. As grávidas devem levar também a caderneta da gestante.

CAMPANHA NACIONAL

A campanha nacional está marcada para o dia 30 de abril a 20 de maio. Neste período serão imunizadas todas as crianças com idade acima de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, pessoas ocom mais de 60 anos, Perteras(até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, indígenas, presos, e agentes carcerários, e portadores de doenças crônicas não transmissíveis(com prescrição médica).

Durante a campanha nacional, a vacinação ocorre em todos os PSFS e no Posto da Ilha, de 8 as 17 horas.