Trabalhador morre em explosão em fábrica de fogos de artifício

Acidente é em galpão de manipulação de pólvora; laudo sai em 30 dias. Empresa lamenta morte de trabalhador em Santo Antônio do Monte.

Uma pessoa morreu durante uma explosão na fábrica de fogos de artifícios Inbrasfogos, no início da tarde desta segunda-feira (28), em Santo Antônio do Monte. De acordo com a Polícia Millitar (PM), a explosão ocorreu por volta das 13h30 e o barulho foi ouvido em vários pontos da cidade.

Em nota, a Inbrasfogos confirmou a morte do homem, que trabalhava no setor de manipulação de pólvora branca. A idade dele não foi informada. A empresa também afirmou que colabora com órgão oficiais que investigam as causas do acidente. A Prefeitura da cidade divulgou nota em que lamenta a morte e esclarece que a Imbrasil possui alvará de funcionamento e atuava dentro da legalidade.

O posto de fiscalização do Exército Brasileiro em Santo Antônio do Monte, que fiscaliza a atuação de fábricas de fogos de artifício na cidade, informou que enviou militares ao local do acidente. Os dois tenentes que estão no local ainda não enviaram à base informações sobre o acidente.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Santo Antônio do Monte disse que está trabalhando para levantar informações sobre o acidente junto à PM e que um comunicado oficial sobre o caso deverá ser feito em breve.

Explosão
Américo Libério da Silva, representante do Sindicato das Indústrias de Explosivos do Estado de Minas Gerais (Sindifogos), confirmou à reportagem que a explosão ocorreu em um galpão da empresa Inbrasfogos. "Trata-se de um local onde ocorria manipulação de pólvora branca", disse.

Já o presidente do sindicato, Antônio Camargos, confirmou que a vítima é um homem. "É o que sei até agora, pois não estive no local ainda, porque eles não nos deixam entrar. O acesso é difícil. Infelizmente, um homem morreu. Ele morava em Neolândia, perto de Pedra do Indaiá. É o que eu sei, por enquanto", informou.

Outra fonte ligada ao Sindifogos contou que a empresa é uma das mais antigas fábricas de fogos de artifício na cidade.

O Pronto Atendimento Médico (PAM) da cidade informou que não recebeu nenhum paciente vítima da explosão na fábrica.

Investigação
O delegado de Polícia Civil responsável pelo caso, Lucélio Silva, disse que o impacto da explosão lançou o corpo da vítima a cerca de cinco metros do local onde ela trabalhava. Ainda segundo ele, o resultado da perícia deve sair em 30 dias. O delegado também informou que esta não foi a primeira vez que esse tipo de acidente com morte ocorreu na Inbrasfogos.

Empresa lamenta
A empresa onde ocorreu a explosão divulgou uma nota em que lamenta o acidente. "Comunicamos a nossos clientes, fornecedores,  funcionários, amigos e  colaboradores  que  lamentavelmente aconteceu  hoje um acidente na Inbrasfogos, no  setor de manipulação  de pólvora branca. No  acidente veio a falecer um funcionário, residente em Neolândia, Itapecerica, que trabalhava no setor. Não houve nenhum outro funcionário ferido. As causas   do  acidente  serão  apuradas. As polícias Militar, Civil e o Exército já estão no local para a perícia técnica. Assim que forem liberadas novas informações, comunicaremos. A Diretoria".

A Prefeitura de Santo Antônio do Monte tambem divulgou uma nota na qual lamenta a morte do trabalhador. "É com muito pesar que recebemos a notícia de mais um acidente que envolve o setor de pirotecnia em Santo Antônio do Monte. Dessa vez, um funcionário de uma das empresas mais antigas do ramo foi vítima de uma fatalidade de trabalho. Há anos Samonte é vista no Brasil como um pólo pirotécnico, exportando produtos para diversos cantos do mundo. Em algumas oportunidades, infelizmente somos surpreendidos com casos como este. Mesmo que ainda não tenhamos informações concretas em relação à vitima fatal, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Monte presta condolências à família e amigos do trabalhador".

Ainda segundo a Prefeitura, a Imbrasil possui alvará de funcionamento e operava de acordo com as normas técnicas que regem o setor de fogos de artifício. "É importante, sobretudo, ressaltar que a empresa onde ocorreu o acidente possuía o alvará de funcionamento atualizado, sem quaisquer irregularidades".

Fonte: G1