Cidades do Centro-Oeste afirmam estar sem repasse de vacinas

Formiga, Divinópolis e Bom Despacho estão sem vários tipos de doses. SRS diz que situação já foi regularizada.

A falta de vacinas em postos e rede privada de saúde do Centro-Oeste tem causado preocupação a quem precisa das doses, principalmente aos pais com bebês recém-nascidos  das cidades da região. Em Formiga e Divinópolis, por exemplo, falta a vacina Tetra Viral, que combate sarampo, caxumba, rubéola e varicela. A falta das doses também foi constatada em Bom Despacho. Ao G1, a Superintendência Regional de Saúde (SRS), que atende 54 municípis da região, informou ao por meio de nota que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou os repasses na última terça-feira (8) e que, sendo assim, os municípios já podem retirar as doses na sede do órgão.

Bom  Despacho
Segundo a Prefeitura de Bom Despacho, desde janeiro o município não recebe as vacinas contra Hepatite B, Hepatite A, Catapora e VOP (Vacina Poliomielite) gotinha. O estoque da Tríplice Bacteriana também está no fim. A assessoria do Executivo informou que diante do quadro, no final de fevereiro técnicos das secretarias de Saúde de várias cidades foram à Gerência Regional de Saúde (GRS) tentar resolver o impasse.

Na ocasião, os gestores da GRS informaram que não havia previsão para regularizar a situação. Algumas vacinas não estão sendo encontradas nem no setor privado, o que impossibilita qualquer ação do município, de acordo com a assessoria.

A dona de casa Marília Mangeliana Silva mora em Bom Despacho e tem uma filha de 12 dias. Segundo ela, quando deu à luz, a bebê deveria ter sido vacinada, mas não havia disponibilidade de doses da Tetra Viral. "Quando ganhei minha filha em fevereiro, a Tetra Viral estava em falta e pediram para eu ir no posto, mas tenho ido com frequência e não encontro. A gente fica preocupada porque ela  é muito pequena e essas doenças aumentando, cada dia mais a gente fica mais preocupada. Ainda mais que bebês são muito vulneráveis. Vou correr atrás esses dias todos para ver a previsão de chegada", disse.

Formiga
A assessoria de imprensa de Formiga informou que devido aos problemas no fornecimento, a Secretaria de Saúde tem otimizado o uso de vacinas para garantir que casos essenciais sejam atendidos. Em relação à Hepatite B, por exemplo, a última remessa chegou em dezembro. Por isso, a prioridade tem sido dada para recém-nascidos, gestantes e alguns casos ocupacionais específicos, nesta última situação, mediante prescrição médica.

Quanto à BCG, a secretaria recebia 750 doses por mês. Agora, são apenas 250. Nesse caso, a aplicação ocorre apenas em recém-nascidos. Para vacina antirrábica, o governo só fornece as doses após notificação de necessidade de cada caso individual pela Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

Atualmente, não há em estoque as seguintes vacinas: Hepatite A pediátrica, Tetra Viral e Varicela individual. A Secretaria de Saúde  informou que está atenta ao problema da escassez de vacinas e vem solicitando ao Governo Federal a regularização das entregas.

Divinópolis
A assessoria da Prefeitura informou que ainda faltam vacinas contra Hepatite B, Hepatite A, vacina oral contra Poliomielite, Trivalente, DTP e Tetra Viral. Para as vacinas Hepatite B e Hepatite A Não há previsão de reabastecimento.

A vacina VOP Trivalente está em fase de substituição pela vacina VOP Bivalente, a expectativa é de que se regularize até abril. A vacina DTP é usada no calendário básico de rotina para as crianças com 15 meses e aos quatro anos de idade. Neste período de falta deste imunobiológico, as crianças receberão as doses de reforço aos 15 meses e quatro anos, com a vacina Pentavalente que se encontra disponível.

Quanto ao componente varicela, presente na vacina Tetra Viral, houve envio de 240 doses de varicela monovalente para aplicação conjunta com a vacina Triviral e juntas constituir a vacina Tetra Viral.

No que se refere à vacina BCG, foi informado que os dados de cobertura vacinal do município demonstram sucesso na estratégia de agendamento, que além de garantir o acesso da população, garante também melhor aproveitamento de doses disponíveis. A meta mínima exigida pelo Ministério da Saúde é de 90% de cobertura vacinal. Divinópolis fechou 2015 com 91,44%.

Em fevereiro deste ano a cobertura foi de 92%. Neste sentido, informamos que o município vem trabalhando com estratégias que possibilitem o melhor aproveitamento de doses das vacinas disponíveis. A previsão de normalização é de competência do nível Federal, portanto, não temos como informar quando o reabastecimento das vacinas em falta será regularizado no estado de Minas Gerais.

A atendente Camila Silva também está preocupada com a falta das vacinas. Ela tem uma criança de um mês e precisa da aplicação Tetra Viral. "Com certeza é muito preocupante pois essa vacina é importante para o bebê. Estou ansiosa para vacinar meu filho logo", destacou.

Posião SRS
A SRS disse que SES informou que a vacina de Hepatite A de rotina pediátrica teve sua situação regularizada em fevereiro, com distribuição autorizada às cidades a partir do dia 5.

A vacina de Hepatite B estava em falta, mas o Ministério da Saúde já está regularizando a distribuição. Em 23 de fevereiro, o Estado recebeu 200 mil doses que estão sendo distribuídas.

A Varicela monovalente foi enviada ao Sudeste do país para composição do esquema alternativo da vacinação tríplice viral + varicela, em substituição à tetraviral. Tal situação foi formalizada pelo estado de Minas Gerais às Unidades Regionais de Saúde, cujo fluxo comunicacional é repassar as orientações para o âmbito municipal.

No que se refere à vacina BCG, a SES esclarece que a distribuição segue dentro da normalidade. O G1 aguarda posição sobre a situação das vacinas contra Poliomielite e DTP.

Fonte: G1