Notícia

Firmino Júnior: "Perdoai-vos uns aos outros"!

Créditos: Publicada em 03/08/2015 às 22:36:15
Foto: Divulgação

Falar sobre perdão é fácil, difícil mesmo é perdoar. Inúmeras são as passagens na bíblia sobre o tema, bem como mensagens espalhadas na internet. De fato, perdoar por falta de incentivo não é justificativa. Mas perdoar vai além de simplesmente querer perdoar. O perdão é algo grandioso, admirável, perdoar é conseguir apagar qualquer mágoa, rancor e lembrança ruim que possa estar guardado dentro de nós.

Outra questão importante sobre o perdão, e talvez a que incentive as pessoas a querem buscá-lo, é que ele é melhor para quem dá do que para quem recebe. Eu percebo que quando o perdão é verdadeiro, a pessoa que o recebe se sente pura, mas a pessoa que dá se sente leve, tranquila, feliz. Pontuo ainda, que quando o perdão é dado, ele leva consigo o rancor, o sofrimento, a tristeza e abre espaço para a alegria, a tranquilidade e, principalmente, para o amor.

Vê-se, portanto, que perdoar só traz coisas boas, mas de fato, não é tarefa fácil. Quando uma pessoa é magoada, enganada, traída, eu não acredito que o coração dela se fecha, pelo contrário, eu acho que ele se abre ainda mais. O problema é que ele se abre para receber os sentimentos ruins e fica sensível para dar espaço ao mais perigoso deles, o rancor. E são nesses momentos que ficamos frágeis para receber o que é ruim e duros para dar espaço a tudo que a vida tem de bom para oferecer.

E é por tudo isso que eu admiro a arte de perdoar. Para mim, perdoar é realmente uma arte. Requer sensibilidade, domínio, confiança, tal como quando se pinta ou se esculpe. Perdoar é algo sutil e forte, ao mesmo tempo. Perdoar é bem mais do que dizer palavras vãs como “eu te perdoo”. Dar o perdão é libertar você e o outro de um laço que já se tornou nó, pois, o laço amarra, o nó aperta e maltrata.

Não sei se consegui explicar bem a questão do perdão, uma vez que ele tem que ser sentido, é difícil de ser resumido em alguns parágrafos. Eu só tenho a dizer que perdoar é bom demais. Acho que a sensação é mais ou menos aquela de estar apaixonado, pois amar, assim como perdoar, traz a sensação segurança ao mesmo tempo que deixa o dia mais leve. Deixa o semblante mais iluminado e abre espaço para tudo de bom que está pronto para ser entregue a nós.

Finalizo então, a coluna desta semana, com o melhor resumo de como é válido perdoar e de como perdoar é para aqueles seres grandiosos, aos quais devemos tomar como exemplo, ou seja, Jesus: “Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete”. (Mateus 18: 21-22).

FIRMINO JÚNIOR, bambuiense, professor do Instituto Federal. Mestre em Comunicação e jornalista formado pela PUC Minas. Contato: firmino.junior@yahoo.com.br

Veja também

MPB dá um brilho especial ao final de semana em BH

  No interior é sempre assim: vira e mexe, tem alguém indo à capita...

20/06/2019

Estudantes aprovados na 1ª chamada do ProUni têm até o dia 25 para fornecer documentação

Estudantes selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm a...

19/06/2019

Minas registra 421 mil casos de dengue em 2019, segunda maior epidemia da história do Estado

Minas está diante da segunda maior epidemia de dengue já registrada no Estado, com mai...

19/06/2019

População ganha e Hospital e Prefeitura de Bambuí entram em acordo

O Ministério Público de Minas Gerais mediou na tarde desta quarta-feira (19) uma reuni...

19/06/2019

Homem surta, ataca policiais e é baleado em Carmo da Mata

Um homem, de idade não informada, tentou atacar policiais militares com um facão, dura...

19/06/2019

Moro chama vazamentos de 'sensacionalismo'; ministro fala a CCJ do Senado, assista

O  ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, usou 20 do...

19/06/2019

IFMG realiza seleção para cinco vagas de professor em Bambuí

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) vai...

19/06/2019

Quadrilha é detida após assaltar caminhão na BR-262

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na madrugada desta terça-feira (18)...

19/06/2019