Notícia

Firmino Júnior: Sobre o Dia das Mães

Créditos: Publicada em 04/05/2015 às 13:09:00 e atualizada em 04/05/2015 às 13:10:45
Foto: Divulgação

Por incrível que pareça, no Brasil, o Dia das Mães só foi reconhecido em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas. O mandatário fez um decreto! Assim, coube ao gaúcho-presidente instituir oficialmente um dia para que pudéssemos fazer reflexões sobre aquelas que são os seres mais importantes da face da terra. Graças ao bom Deus, tenho vários exemplos de mães na minha vida, além da matriarca. Minha esposa, minhas tias, todas ou foram minha mãe, em algum momento da vida, ou ajudam a cuidar daquilo que amo.

Aliás, se Maria é para os Cristãos a Grande Mãe, e realmente deu um exemplo de vida por tudo que fez, a tradição remonta à Grécia Antiga, quando os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, que era considerada a mãe de todos os seres. Os romanos, por sua vez, adoravam a deusa Cibele, considerada mãe dos deuses. Aliás, mãe é sinônimo de amor, carinho, dedicação e fraternidade desde que foram concebidas pela graça Divina. Mãe é mãe, diz o ditado popular que mostra como as mães são seres únicos e expressos em uma palavra curta, de significado abrangente.

E você? Já fez uma reflexão sobre como tem tratado sua mãe? Já parou pra pensar se tem inserido ela em suas orações? Quantas vezes você já perguntou a ela se está precisando de algo? Você, que hoje infelizmente não pode mais contar com a presença física de uma mãe, com certeza sabe de que tipo de questionamento espiritual estou falando. 

Os filhos de hoje não tem sabido valorizar as mães que têm. A única dor legítima que nós, filhos, poderíamos dar as nossas mães é a dor do parto. Nenhuma outra é permitida, nenhuma outra é legítima, nenhuma outra é vista com bons olhos por Deus. O amor de mãe é o maior, mais puro e mais sublime que há. E isso não é clichê, é verdade universal, mas muitas vezes nos esquecemos disso.

Que neste Dia das Mães você dê um beijo e um abraço bem forte na sua mãe e diga a ela o quanto ama. Eu fiz alguns versos que foram transformados em um sambinha para se ouvir no domingo. Este será meu presente este ano. Com vocês, compartilho:

Ela é de acalento / Seu calor vem lá de dentro / Nunca a vi reclamar / Mulher de pulso e coragem / Me amou sem tietagem / Mãe gosta de abraçar / Chego em casa janta quente / Até cansada ri contente / Só pelo fato de chegar / Deixa a roupa lavada / Não é a minha empregada / Mas gosta de me cuidar / Esse não é um samba qualquer / Mãe não é qualquer mulher / É a melhor mulher que há / Samba mãe / Chama mãe / Sabe mãe / Seu amor me faz sonhar / Quando eu ia pra boêmia / A coitada não dormia /  Me esperava pra deitar / Se eu demoro ela me liga / Mãe espera que sua cria / com certeza vai voltar / Minha mãe muito obrigado / E se algum dia fiz errado / Quero só me desculpar / Com o maior amor do mundo / Mãe me espera um segundo / Que pra sempre vou te amar

FIRMINO JÚNIOR, bambuiense, professor do Instituto Federal, mestre em Comunicação e jornalista.

Veja também

Missa de 7º Dia em intenção à Francisca Maria de Souza

A família de Francisca Maria de Souza convida familiares, amigos e a comunidade para celebra&...

19/01/2019

Duas pessoas morrem em acidente entre caminhão e carreta na BR-354

Um grave acidente no KM 315 da BR 354, próximo ao trevo de acesso a cidade de Rio Parana&iacu...

19/01/2019

Taxista é sequestrado e morre depois de ser colocado no porta-malas de carro

Buscas estão sendo feitas pela Polícia Militar (PM) na tentativa de encontrar dois cri...

19/01/2019

Menino faz carrinho para gato andar novamente e comove internautas

O pequeno João, paranaense de 9 anos, decidiu ajudar seu filhote de gato a voltar a andar e o...

19/01/2019

Viraliza vídeo de homem espancando cachorro em Divinópolis

Viralizou nas redes sociais um vídeo em que um morador de Divinópolis aparece espancan...

19/01/2019

Homem e mulher são presos por tráfico de drogas em Bambuí

A Polícia Militar prendeu um homem de 25 anos de idade e uma mulher de 28 anos de idade pelo ...

18/01/2019

Acidente entre carro e carreta deixa duas pessoas feridas na BR-354

Um acidente foi registrado na manhã desta quinta-feira 17, no Km 486, na BR-354 próxim...

18/01/2019

Pai e filha ignoram aviso de perigo para tirar fotos em represa e quase se afogam em Minas

Duas pessoas que corriam o risco de se afogar foram salvas pelo Corpo de Bombeiros na manhã d...

18/01/2019