• Bambuí, 12 de Dezembro de 2019

Firmino Júnior: Trabalho é bom, mas férias...

Foto: Divulgação

Janeiro é o mês das férias escolares e para muitos do ambiente de trabalho. As férias são um dos momentos mais esperados por nós durante todo ano, creio que até mais que o aniversário, natal ou qualquer outro feriado prolongado. Entretanto, de uns tempos pra cá, tenho observado que as pessoas, de um modo geral, tem trocado esses momentos de descontração, descanso e tranquilidade por dinheiro ou simplesmente por ainda mais cansaço.

Vivemos hoje em tempos de correria e de ganância por mais e mais dinheiro, mesmo sabendo que no futuro isso nos trará sérios danos. Não critico apenas nossa geração, pois, a busca por bens e pelo excesso de consumo, foi inventada bem antes do nosso nascimento, sendo que nós, apenas seguimos o fluxo. E é por isso que talvez seja hora de repensar e aproveitar de fato nossas sonhadas e merecidas férias.

Penso que para aproveitar as férias, é necessário fazer um cronograma, pois, sempre escuto por aí reclamações de que as férias passaram voando e nada foi possível fazer em um mês. Penso ainda, que não necessário gastar rios de dinheiro em uma única viagem, a qual não passará de uma semana e que muitas vezes gerará mais cansaço do que ficar em casa. Férias é tempo de descansar o corpo e a mente, de se desligar do trabalho, de aproveitar momentos que passam despercebidos na correria do dia a dia.

É fato que não sou agente de viagens, mas vão aí algumas dicas para você que quer aproveitar cada momento das suas férias em grande estilo. Em primeiro lugar, nunca abra mão desse período de descanso que é seu por direito. Nenhum ser humano consegue render com a mesma eficácia sem poder sentar e relaxar durante algumas semanas. Esquematize seu período de férias antes mesmo que ele comece, pois só assim, você não irá reclamar nos últimos dias do quanto ele passou depressa. Férias não é sinônimo de viagem. Aproveitar esse momento com seu marido, esposa, filhos, pais, amigos e parentes muitas vezes é mais gratificante que passar semanas fora de casa. Lembre-se que o lar é o lugar mais tranquilo e aconchegante que podemos ter. Por fim, aproveite seu tempo livre para exercitar-se, comer coisas saudáveis, reeducar seu humor, caso ele ande meio problemático, enfim, encontre um tempo para você, afinal, esse momento é seu e nada deve atrapalhá-lo.

Aproveitando o ensejo, desejo a cada um que esteja de férias, ou para aqueles que elas ainda virão, um ótimo descanso. Aproveite esse momento que é só seu, use esse tempo para se conhecer e para apreciar o que a vida lhe oferece todos os dias e que não lhe sobra muito tempo para curtir, pois, trabalhar é bom, mas férias podem ser bem mais legais, basta você querer!

FIRMINO JÚNIOR, bambuiense, é professor do Instituto Federal e da PUC Minas. Jornalista e mestre em Comunicação. Contato: firmino.junior@yahoo.com.br. Colaborou nesta coluna Fernanda Carla de Oliveira.

 


Compartilhe:

COMENTÁRIOS