• Bambuí, 11 de Dezembro de 2019

Firmino Júnior: Campanha: Seja um camaleão em 2015!

Foto: Divulgação

É mais um ano que se inicia e juntamente com ele nascem novos sonhos, novos objetivos, novas conquistas, novas pessoas. Um Ano Novo carrega consigo nossa vontade de mudança e de crescimento. Prova disso é aquele bando de simpatias que temos o costume de fazer para que tudo dê certo e tudo que queremos se realize. Quem nunca chupou uvas, comeu ervilhas pulou ondas, ou mesmo olhou para o céu e fez um pedido bem na hora da virada para fortalecer a ideia de que tudo agora será diferente?

No Ano Novo todo mundo quer tudo novo, contudo, o que me intriga bastante, é que nós queremos que tudo mude, mas muitas vezes nem sequer levantamos do sofá para tornar a mudança possível, para realizar nossos sonhos e alcançar nossos objetivos. O fato é que se a gente não mudar, a vida que levamos será sempre a mesma. Comer ervilhas ou uvas jamais terá efeito, a não ser o de matar a fome, se não erguermos a cabeça e tocar a vida para frente sem medo de errar ou enfrentar obstáculos.

Uma observação interessante que tem feito é que a vida não é fácil para ninguém. Todo mundo tem algum fardo pesado para carregar, porém, a forma como lidar com esse fardo é que importa. Achar que o fardo do outro é mais leve, não torna o seu menos pesado, acredite! Precisamos entender que “ganhar um limão e fazer dele uma limonada”, bem docinha de preferência, só mostra a nossa capacidade de mudança, tal como um camaleão é capaz de mudar de cor para não ser morto por seus predadores.

Por tudo isso, começo agora, nesse inicinho de janeiro, a campanha “Seja um camaleão em 2015”. Vamos mudar nossos hábitos, superar nossos medos, rir mais, abraçar mais forte, trabalhar com vontade e principalmente, amar sem limites. Mudança e renovação serão nossas palavras de honra neste ano, não se esqueça!

Quando começarmos a campanha, com certeza, entenderemos como se reciclar e ser capaz de se adaptar a uma nova vida é importante para ser feliz. Lembre-se que um Ano Novo só será algo mais do que a mudança do dia 31 para o 1º se você for capaz de mudar e quiser mais do que quis do ano anterior. Um Ano Novo só será novo de verdade se você também for uma pessoa completamente nova.

Meu caro amigo e leitor, aguardo você nessa empreitada de ser um camaleão em 2015. Mudar sem medo de errar e levantar de cada tombo ainda mais fortalecido, pois só assim, seremos capazes de comprovar que nossas simpatias tiveram algum efeito.

FIRMINO JÚNIOR, bambuiense, é professor do Instituto Federal e da PUC Minas. Jornalista e mestre em Comunicação. Contato:firmino.junior@yahoo.com.br. Colaborou nesta coluna Fernanda Carla de Oliveira.

 


Compartilhe:

COMENTÁRIOS