• Bambuí, 12 de Dezembro de 2019

Firmino Júnior: "Persista, insista, mas nunca desista!"

Foto: Divulgação

Creio que muita gente já ouviu falar ditados ou frases sobre persistência. Uma que escuto muito por aí é “persista, insista, mas nunca desista” e eu gosto bastante. Falar de persistência, não é só propor que se algo deu errado, você tente, tente e tente de novo. Persistência vai muito além disso. É um sentimento que dá força para vencer o que você considerava impossível, é rever seus conceitos de capacidade, é desafiar tudo e todos em busca de um sonho.

Resolvi falar de persistência por um motivo simples: a felicidade depende muitas vezes disso. É bem óbvio, se você realiza um sonho, torna-se feliz e, para isso, necessita ser persistente. Cair, levantar, apanhar são verbos frequentes na nossa vida, pois, como todos sabem, a persistência muitas vezes é acompanhada de sofrimento, e é por isso tão difícil de ser mantida.

Algumas histórias marcam bem a persistência. Um bom exemplo é o Sílvio Santos, um camelô que atualmente é dono do SBT, da Jequiti, de hotéis, joias e mais inúmeras empresas que nem imaginamos. Tem-se ainda o exemplo do Lula, persistência é uma palavra que marca bem a vida dele.

Dessa forma, acredito que existam vários níveis de persistência, como também existam pessoas com mais ou menos gás para isso. Contudo, isso não importa aqui. A questão nesse momento é vencer os limites, conseguir aquilo que se busca, mesmo que no fim não seja o que você imaginava. O negócio é conseguir! Dar o sangue, não esperar cair no colo. Entretanto, persistência não implica passar por cima de quem está pelo caminho, mas sim, ter competência suficiente para atingir o objetivo sem trapacear.

Ressalto que não é só de persistência que se mantém a felicidade e que não conseguir uma coisa ou outra não é motivo para o seu mundo desabar. Muitas coisas veem com o tempo, com a experiência, e principalmente, com o merecimento. A meritocracia talvez não seja plenamente justa, mas em muitos quesitos ela não falha.

Nesse sentido, quero dizer a você, que a persistência é sem dúvida um bom caminho para ter uma vida plena. Por isso, seja persistente, mesmo que às vezes não seja tão fácil. Sei que parece frase feita, mas não é. Tenho sido persistente e me tornado bem feliz e quero que você também seja. Se der errado uma vez, ou duas, pode ter certeza que dará certo três ou quatro. Basta tentar!

FIRMINO JÚNIOR, bambuiense, é professor na PUC Minas e no Instituto Federal, também jornalista e escritor, tem mestrado na área de Comunicação. Contato: firmino.junior@yahoo.com.br. Colaborou nesta coluna Fernanda Carla de Oliveira.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS