• Bambuí, 10 de Dezembro de 2019

Firmino Júnior: Jeitos de ser amigo

Durante a vida conhecemos inúmeras pessoas, cada um com um valor distinto, mas todas com enorme importância para nossa vida. Todo mundo que de alguma forma participa do nosso dia-a-dia é extremamente importante, e acho que não só eu penso assim. Tenho certeza que cada um de nós tem diversos tipos de amizade: amizade antiga, amizade nova, amizade à distância, amizade periódica, o fato é que é inegável o quanto eles são ou foram importantes de alguma forma./p>

Eu posso dizer que sou uma pessoa extremamente sortuda. Morei em alguns lugares e conheci pessoas especiais em todos eles. Nascido em Bambuí, como muitos sabem, foi aqui que aprendi a valorizar as amizades antigas. Nessa cidade tive a oportunidade de conviver com pessoas que marcaram minha vida para sempre, não é à toa que nunca deixei de manter contato. Gente que sabe de tudo da minha vida, sem demagogia.

Pode parecer engraçado, mas eu sou uma pessoa que gosta de especificar cada tipo de amigo. Eu tenho amigo de festa, amigo de emprego, amigo de casa, amigo de e-mail, amigo de facebook, amigo da rua, e muitos podem dizer que estou desvalorizando a palavra amizade. Eu creio que não. São todos meus amigos sim. São amigos que sorriem para mim e acenam a mão, tornando meu dia que aparentemente seria ruim mais alegre. Amigos que me mandam lindas mensagens nas redes sociais que me fazem valorizar mais a vida, amigos que me ligam nos momentos difíceis ou mesmo para contar uma novidade que é tão importante para eles e que naquele momento passa a ser importante para mim também. Eu adoro esses amigos. E são amigos mesmos, pois, eu sei que posso contar nos momentos mais distintos.

Estou falando de mim, mas tenho certeza que muita gente pensa assim como eu. Afinal, a amizade é construída nas mais diversas situações, logo, somos capazes de ter amigos das mais diversas formas. O engraçado é que o carinho e o respeito é basicamente igual, e isso que me chama a atenção na amizade. Tem amigo para tudo, mas o sentimento que temos por todos eles é o mesmo. Incrível! 

Mas a amizade é realmente algo de Deus. E como todo mundo sabe muito gente fala sobre ela. Interessante é que por mais que a pontuamos, definimos, nunca somos capazes de descrevê-la com todos os detalhes. E isso tem uma resposta simples. Amizade é sentimento, e sentimento como o próprio nome já especifica, é para ser sentido e não dito. Se você não comunicou a todas essas pessoas que vocês são amigos, não se preocupe, não é necessário. Elas sabem disso quando você sorri, abraça, faz uma piada meio sem graça ou conta aquele caso, e nesse momento vocês parecem que nunca se afastaram. Essa é a grande beleza de amizade. Se afastar e estar próximo, tudo ao mesmo tempo.

Hoje quero então agradecer pela amizade de todos os meus mais variados amigos. Quero lhes dizer que todos vocês foram e serão eternamente importantes para mim. E sugiro a você também que de alguma forma agradeça aqueles seus amigos, nem que seja com um bom dia ou um feliz Dia do Amigo. Agradeça por terem entrado na sua vida e dado a ela muitas alegrias. Eu sei que eles já se sentem importantes para você, mas agradecer ou felicitar nunca é demais. Afinal, ser feliz é o que todos buscamos, e como diria uma música “é impossível ser feliz sozinho”.

FIRMINO JÚNIOR, bambuiense, é professor na PUC Minas e no Instituto Federal, também jornalista e escritor, tem mestrado na área de Comunicação. Contato: firmino.junior@yahoo.com.br


Compartilhe:

COMENTÁRIOS