Bambuí receberá investimento de R$7 milhões para instalação de Aterro Sanitário

O Município de Iguatama vai deixar de receber uma empresa que tem previsão de investimento inicial de R$7 milhões. O empreendimento deverá ser instalado em Bambuí devido ao apoio do prefeito, segundo o empresário Wisman Carvalho, que faz parte do Grupo Integração – uma ramificação da empresa Ambientec já instalada em Iguatama.

O empresário contou que a intenção inicial do Grupo Empresarial era investir em Iguatama, onde pretendiam instalar um Aterro Sanitário Classe II, que contribuiria para solução do lixo e deverá gerar 40 empregos, além de impostos para o Município. No entanto, ao solicitar da prefeita Ivone Leite uma declaração para uso e ocupação do solo, que seria necessária para fazer o licenciamento do projeto na Superintendência de Meio Ambiente (Supram), ela teria colocado obstáculos impossíveis de serem superados, segundo Wisman.

“Em uma conversa pessoalmente, e com testemunha, depois que expliquei sobre o projeto, ela [Ivone] disse que seria uma empresa problemática e que só daria a declaração se o promotor [do Ministério Público de Meio Ambiente] desse um aval de que a empresa poderia funcionar no Município ou se conseguíssemos um aval do Ministério de Meio Ambiente”, contou o empresário.

Wisman disse ainda que após explicar à prefeita que tais órgãos não tem competência para dar o aval solicitado, ela teria pedido para conversar com os investidores. Enquanto isso, o prefeito de Bambuí manifestou interesse em ter o Aterro Sanitário no Município e, então, mediante o apoio ofertado, o Grupo resolveu fazer o investimento lá.

Andamento

O Grupo está adquirindo um terreno na zona rural de Bambuí, onde o Aterro vai funcionar. O licenciamento vai começar a ser feito no próximo mês e a previsão de início de funcionamento é agosto de 2020.