• Bambuí, 09 de Dezembro de 2019

Cuidado com o golpe do saque do FGTS no WhatsApp

Há cerca de 20 dias, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória (MP), que permite à população sacar até R$ 500 de contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Antes disso, o dinheiro só poderia ser retirado em caso de demissão sem justa causa, ou por decisões do governo, como aconteceu na gestão de Michel Temer, que autorizou saques de contas inativas do fundo.

Quem deseja aproveitar o benefício sacar os R$ 500 de suas contas no FGTS, precisa aguardar até setembro, quando ocorre o início do calendário de saques. Entretanto, bandidos já começaram a espalhar notícias falsas na internet, prometendo liberação imediata do valor. Esses golpistas, muitas vezes chamados de hackers (piratas de computador) também estão enviando mensagens por WhatsApp e-mail, como se fosse um comunicado oficial enviado pela Caixa Econômica Federal.

De acordo com o site Tecnoblog, o golpe do FGTS começou a circular no final de julho e já teria chegado a mais de 100 mil pessoas. As mensagens falsas possuem técnicas antigas, muito utilizadas nesse tipo de crime virtual. Numa atividade conhecida como phishing(pescaria, em tradução livre do inglês), os bandidos criam páginas fictícias, com o logotipo de uma empresa conhecida (nesse caso, a Caixa) e atraem o internauta para que ele digite seus dados pessoais e, até mesmo, senhas códigos de segurança

De posse dessas informações, os criminosos conseguem se passar pela vítima, realizando transações em seu nome, como compras em siteslojas físicassaques em caixas eletrônicos transferência de dinheiro.

Além de atrair as vítimas com as mensagens maliciosas, onde constam perguntas como "deseja sacar seu FGTS de forma total ou parcial?" e "você já sacou dinheiro do FGTS nos últimos 3 meses?", os criminosos pedem, no texto, para que o conteúdo seja compartilhado com 10 amigos para que o saque seja liberado.

De acordo com o que foi divulgado pelo Governo Federal, os saques só começam no mês de setembro e só poderão ser realizados nas agências da Caixa Econômica Federal. O banco também não envia e-mails nem mensagens pelo WhatsApp informando se você pode ou não sacar o dinheiro. Portanto, se você receber alguma mensagem sobre isso, não clique em nenhum link, tampouco digite seus dados. O ideal é levar seu celular até a polícia para que as autoridades possam tentar identificar o golpista.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS