• Bambuí, 10 de Dezembro de 2019

MG tem eclipse parcial da Lua nesta terça-feira; confira o horário do fenômeno

Foto: Hoje em Dia/Arquivo

Nesta terça-feira (16), a partir das 17h02, todas as regiões de Minas poderão apreciar o eclipse parcial da Lua. O fenômeno, conforme os astrônomos, acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham, e nosso planeta faz sombra sobre o satélite natural.

Ao contrário dos eclipses solares, os lunares são visíveis de qualquer lugar do mundo, uma vez que a Lua está sobre o horizonte no momento do eclipse. Em Belo Horizonte, conforme o meteorologista Jorge Moreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o céu ficará parcialmente nublado.

"A tendência é de nebulosidade para o horário, mas não muita. As nuvens podem interferir na visão do eclipse, mas não dá para precisar se chegará a atrapalhar a percepção do fenômeno", explicou o especialista. Segundo ele, vale a pena arriscar e olhar para o céu para acompanhar o evento.

No total, o fenômeno terá duração de cinco horas durando até 22h02. No Brasil, o fenômeno poderá ser aprecidado de todas regiões, mas os nordestinos que moram à beira-mar serão os mais privilegiados na observação.

Segurança

Diferentemente de quando ocorre o eclipse solar, quando o Sol é que fica "escondido", para apreciar o eclipse lunar não é preciso usar óculos de proteção. Para ter melhor visualização do fenômeno, a única recomendação é ir para áreas menos iluminadas e com o horizonte livre.                        

Especial 

Este eclipse torna-se mais especial por coincidir com a celebração dos 50 anos do primeiro pouso do homem na Lua. Em 16 de julho de 1969, a nave americana Apollo 11 aterrissava no satélite. Vários estudos foram feitos a partir desta conquista.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS