Notícia

Anac apura falhas e interdita aviões de empresa que transportava cantor Gabriel Diniz

Créditos: Gabriel Ronan/EM Publicada em 27/05/2019 às 21:05:11
Foto: Reprodução/YouTube

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu um processo administrativo para apurar possíveis irregularidades ligadas ao avião que transportava o cantor Gabriel Diniz, de 28 anos, morto nesta segunda-feira (27) em um acidente na cidade de Estância, litoral sul de Sergipe. O objetivo é verificar por que o Aeroclube de Alagoas realizava táxi-aéreo, já que a aeronave só tinha permissão para voos de treinamento.

Segundo a Anac, após a conclusão da investigação ou mesmo durante o andamento do processo administrativo, os responsáveis poderão ser multados e ter licenças e certificados cassados. Além da aplicação de sanções administrativas, a agência pode encaminhar denúncia ao Ministério Público e à polícia para que sejam tomadas medidas no âmbito criminal.

Além disso, a Anac suspendeu outras nove aeronaves da empresa. A agência suspendeu, ainda, as operações no aeroclube.

Por meio de nota, a Anac afirmou que a aeronave estava registrada sob a matrícula PT-KLO e foi fabricada pela Piper Aircraft, companhia de aviação dos Estados Unidos. O meio de transporte estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020.

Trata-se de um monomotor com capacidade máxima de três passageiros mais a tripulação, totalizando quatro assentos. De acordo com a Anac, levando em consideração informações fornecidas pelo Aeroclube de Alagoas, estavam a bordo o piloto comercial Abraão Farias e o piloto privado Linaldo Xavier, ambos com licenças válidas para o modelo de aeronave acidentado.

O Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), de Pernambuco, apura as causas do acidente. Trata-se de um órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Comando da Aeronáutica.

O transporte de passageiros remunerado, denominado táxi-aéreo, é permitido pela Anac. Contudo, as empresas precisam cumprir uma série de requisitos para tornar o transporte o mais seguro possível.

O passageiro pode conferir as condições do avião pelo site da Anac. A agência ainda disponibiliza o telefone 163 e o seu site, na seção Fale com a Anac, para que o usuário denuncie voos irregularidades.

Nesse caso, o sigilo do denunciante é mantido e as penalidades só são aplicadas aos envolvidos na prestação do serviço.

O acidente

O avião de pequeno porte caiu nesta segunda-feira (27/5), em Estância, no litoral sul de Sergipe. Entre os ocupantes estava o cantor Gabriel Diniz, conhecido pelo hit Jenifer. Outras três pessoas morreram. O voo do monomotor Piper PT-KLO tinha partido de Salvador e caiu a 30 quilômetros de Aracajú (SE). 

Os destroços da aeronave foram localizados em uma área de mangue perto do município de Estância (SE). Por meio de nota, a produtora do cantor lamentou a morte do artista. “A Luan Promoções, familiares, fãs, amigos e equipe estão todos muito abalados com está triste notícia que pegou todos de surpresa nessa manhã, 27. Com muito pesar confirmamos a morte do Gabriel Diniz e de todos tripulantes! O cantor estava em um bimotor que caiu no sul do estado de Sergipe no começo dessa tarde”, afirmou. 

“Sua alegria estará para sempre em nossos corações! Não deixaremos perder a sua irreverência jamais, você conquistou uma nação com o seu trabalho e carisma! Estendemos nossos sentimentos também aos familiares dos outros tripulantes envolvidos!”, finalizou. 

Veja também

Agência dos correios de pimenta é assaltada

A Agência dos Correios de Pimenta foi assaltado mais uma vez, na manhã desta terç...

16/07/2019

Quatro pessoas são detidas com quase 18kg de maconha em Formiga

Quatro pessoas foram detidas com quase 18 kg de maconha na noite deste domingo (14) no Bairro Ouro V...

16/07/2019

Cavalgada beneficente da Equoterapia em Bambuí

Bambuí terá uma nova Cavalgada Beneficente da Equoterapia, que acontecerá no di...

16/07/2019

MG tem eclipse parcial da Lua nesta terça-feira; confira o horário do fenômeno

Nesta terça-feira (16), a partir das 17h02, todas as regiões de Minas poderão a...

16/07/2019

Acidente entre carros deixa três pessoas feridas na BR-354

Três pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois carros na BR-277, na altura do KM ...

16/07/2019

Em Campos Altos, vereadora é presa por desacato à policiais; "fui humilhada", disse a parlamentar

A vereadora Cléia Maria foi presa pela Polícia Militar (PM) neste domingo (15) em Camp...

16/07/2019

Acidente em Lagoa da Prata deixa vítimas em estado grave

 A central de regulação do Samu Oeste recebeu o chamado às 06:25. Logo, fo...

16/07/2019

Ebola: Novo caso em cidade grande da República Democrática do Congo aumenta temor de que doença se espalhe

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o caso pode ser um "divisor de ...

16/07/2019