Notícia

Janaina Paschoal sai do grupo de WhatsApp do PSL e ameaça deixar bancada

Créditos: EM Publicada em 20/05/2019 às 23:05:14
Foto: Edilson Rodrigues/Agencia Senado

A deputada estadual em São Paulo Janaina Paschoal (PSL) está fora do grupo de Whatsapp do seu partido, o mesmo do presidente Jair Bolsonaro, e ameaça deixar a bancada da legenda na Assembleia Legislativa do estado. 

Em conversa com os colegas de partido, ela demonstrou insatisfação com posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro, principalmente a publicação de um vídeo em que ele aparece como “enviado de Deus”, segundo a mensagem do pastor francês Steve Kunda. A conversa foi divulgada pelo site da rádio Jovem Pan.

No grupo, Janaina questionou a sanidade de Bolsonaro após a publicação do conteúdo de caráter messiânico. “Eu peço que vocês assistam e respondam: ‘O senhor, um presidente da República, na plenitude de suas faculdades mentais, publicaria um vídeo desse?’”, afirmou na mensagem.

A deputada. que teve a maior votação da história do país na última eleição, foi uma das responsáveis pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Ainda em tom de desabafo, pouco antes de sair do grupo, Janaina disse que os colegas de partido “estão cegos” e “presos na bolha”. Complementa dizendo que deixará a bancada. “Estou saindo do grupo, vou ver como faço para sair da bancada. Acho que os ajudei na eleição, mas preciso pensar no país. Isso tudo é responsabilidade”.

Apesar da atitude, Janaina Paschoal disse que o gesto não significa rompimento com o Bolsonaro, mas, ao contrário, é uma tentativa de “salvar o governo”.

Nesta segunda-feira, a deputada tem feito de seu Twitter uma plataforma para criticar a condução do governo Bolsonaro.  Voltou a apresentar motivos pelos quais não defende a manifestação marcada para o próximo domingo, 26, em apoio ao governo.

“O governo se colocou na situação em que está”, tuitou Janaina, nomeando a situação de “imobilismo”. “E chama as pessoas para tirá-lo do imobilismo. Por quê?”. Na sequência de publicações, a deputada relembrou episódios que, na sua visão, seriam erros cometidos pelo governo e que ajudaram a compor o quadro atual.

Janaina citou o apoio do PSL a Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara Federal. Na ocasião, ela diz ter apoiado “candidatos mais identificados com os ideais pelos quais lutamos” e disse que o governo iria se “arrepender amargamente” pelo apoio dado a Maia.

O líder do PSL na Alesp, Gil Diniz, confirmou que Janaina sinalizou sua saída do partido sem apresentar justificativas além das críticas públicas que fez à organização dos atos e ao comportamento do próprio presidente nas redes sociais, como compartilhar um vídeo no Facebook do pastor congolês Steve Kunda dizendo que Bolsonaro era um político "estabelecido por Deus" para guiar o país.

"Ela realmente disso isso (sair do partido), pela discordância das manifestações de apoio ao presidente e às reformas. A maior parte da bancada concorda com as manifestações convocadas pela população. Não tem nada sendo feito de cima para baixo, não vamos pagar pão com mortadela nem ônibus para ninguém. Se a população quiser ir às ruas defender as reformas e o governo é direito das pessoas em uma democracia. Eu concordo com a manifestação, ela não", disse Gil Diniz. 

Para ele, Janaina já dá sinais a algum tempo de que gostaria de deixar o partido. "Não é uma atitude que você toma do dia para a noite. Não foi uma coisa impulsiva. Acho que ela já vinha pensando nisso e externou isso hoje dentro da bancada", completou o líder do PSL, que disse que irá defender a permanência do mandato dela caso ela decida mesmo deixar a legenda. 

"Vou defender dentro da bancada que ninguém peça a expulsão dela do partido ou o mandato. Ela foi a mais votada e o mandato dela é mais do que legítimo".

Veja também

Família bambuiense se envolve em acidente na BR-354 em Arcos

Uma família bambuiense se envolveu em um grave acidente de trânsito na tarde desta ter&...

26/06/2019

Jovem bambuiense que estava desaparecido é encontrado no Rio de Janeiro

O jovem bambuiense Matheus Ferreira foi encontrado na tarde desta terça-feira (25) em um hosp...

25/06/2019

Morte de adolescente por meningite é confirmada em Formiga

A Secretaria Municipal de Saúde de Formiga confirmou, nesta terça (25), a morte de uma...

25/06/2019

Bambuí se desponta no Jiu jitsu

Bambuí está se despontando no Jiu jitsu mineiro. 12 atletas da Academia Montijo conqui...

25/06/2019

Reunião define regras para a cavalgada e tratores com carrocerias ainda é uma possibilidade

Aconteceu na manhã desta terça-feira (25), no Fórum de Bambuí, uma reuni...

25/06/2019

Mandado de busca e apreensão é cumprido na casa do Vice Prefeito de Arcos

Na tarde desta terça-feira (25), o Ministério Público de Minas Gerais, Pol&iacu...

25/06/2019

Mercearia é assaltada no Bairro Bela Vista em Iguatama

A Polícia Militar de Iguatama foi acionada na noite de sábado (22) , por uma mulher de...

24/06/2019

Prefeitura de Bambuí começará a fiscalizar lotes sujos

Proprietários de imóveis em Bambuí a Administração Municipal agra...

24/06/2019