Notícia

STJ decide pela soltura de ex-presidente Michel Temer

Créditos: EM Publicada em 14/05/2019 às 17:05:33
Foto: Aloísio Maurício/Estadão Conteúdo

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou o habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Michel Temer (MDB) e decidiu pela soltura do emedebista. A decisão foi por unanimidade, com quatro votos a favor da liberação de Temer. 

No julgamento da tarde desta terça-feira (14) a maioria dos ministros do STJ entendeu que a prisão preventiva não era cabível no caso de Temer. Eles também estenderam a decisão ao coronel João Baptista Lima Filho, que foi preso junto com o ex-presidente. 

O emedebista foi preso pela segunda vez na quinta-feira da semana passada, acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de receber propina em contratos firmados por empresas de seu amigo coronel João Baptista e da empreiteira Engevix com a estatal Eletronuclear, órgão responsável pelas obras da usina de Angra 3. 

O relator do habeas corpus no STJ, ministro Antônio Saldanha, avaliou que a prisão cautelar representa uma antecipação da pena e deve ser usada como medida derradeira, sendo inadequada no caso de Temer. 

O magistrado avaliou também que o ex-presidente não tem mais o prestígio político que tinha quando ocupava a Presidência da República.

"Além de razoavelmente antigos os fatos, o prestígio político para empreitada criminosa não mais persiste. Michel Temer deixou a Presidência da República no início do ano e não exerce mais cargo público de destaque e relevância. Não foi tratado nenhum fato concreto recente do paciente para ocultar ou destruir provas", disse Saldanha.

A ministra Laurita Vaz acompanhou o voto do relator em favor da libertação do ex-presidente e afirmou que o dever do Poder Judiciário é garantir a todos o devido processo legal. 

“O STJ deve se manter firme no combate aos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e outros contra a administração pública, que sangram as contas públicas. Parece que o país atravessa uma necessária fase de exposição de suas chagas. Entretanto, essa luta não pode virar uma caça às bruxas”, disse Vaz. 

O colegiado que julgou Temer é composto pelos ministros Nefi Cordeiro (presidente da Sexta Turma), Antônio Saldanha (relator do caso), Rogério Schietti, Laurita Vaz e Sebastião Reis Júnior - este se declarou impedido de julgar o pedido de liberdade do emedebista. 

A Sexta Turma é considerada mais garantista e menos "linha dura" que a Quinta Turma do STJ, que manteve a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá, mas reduziu sua pena de 12 anos e um mês de prisão para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão 

Prende e solta 

Temer e o coronel aposentado João Baptista são alvos da operação Descontaminação, desdobramento da Lava-Jato no Rio de Janeiro, que apura desvios da ordem de R$ 1,8 bilhão nas obras de Angra 3. 

No dia 21 de março, o juiz Marcelo Bretas, da 7º Vara Federal, acatou pedido do MPF e decretou as prisões preventivas de ambos. Eles foram levados para o Rio de Janeiro, onde ficaram detidos por quatro dias, sendo liberados em 25 de março, após concessão de liminar pelo desembargador Antônio Ivan Athié. 

Veja também

Carreta atola na rua Santo Antônio e vira assunto nas redes sociais, em Bambuí

Uma carreta atolou em um trecho da Rua Santo Antônio, Bairro Distrito Industrial, em Bambu&iac...

19/05/2019

Procura-se cão perdido em Bambuí

Procura-se um cão que atende pelo nome Aivar! Ele desapareceu da residência de seu...

17/05/2019

Caminhão bate de frente com ônibus da Viação Campo Belo na BR-354

Gravíssimo acidente foi registrado na tarde desta sexta-feira, dia 17, na BR-354, no KM 566, ...

17/05/2019

IFMG - Campus Bambuí participará do Programa de Leitores Franceses

Dez instituições da Rede Federal foram selecionadas no Programa de Leitores Franceses,...

17/05/2019

Sexta-feira com mais de 10 acidentes na BR-262; sete foram em Campos Altos

O dia foi tenso nas estradas mineiras com muitos acidentes, mortos e feridos. Na BR-262, segundo inf...

17/05/2019

Homem envenena cães e é denunciado a PM em Bambuí

Um homem, de identidade não revelada, foi denunciado a PM na tarde da última quarta-fe...

17/05/2019

Cemig anuncia lucro e aumento na conta de luz a partir do dia 28

A Cemig anunciou nessa quinta-feira (16) que teve lucro líquido de R$ 797 milhões no p...

17/05/2019

Veículo da Prefeitura de Candeias capota na BR-262 e três pessoas ficam feridas

Uma van da Prefeitura de Candeias capotou na madrugada desta sexta-feira (17) no km 581 da BR-262, p...

17/05/2019