Notícia

STJ decide pela soltura de ex-presidente Michel Temer

Créditos: EM Publicada em 14/05/2019 às 17:05:33
Foto: Aloísio Maurício/Estadão Conteúdo

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou o habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Michel Temer (MDB) e decidiu pela soltura do emedebista. A decisão foi por unanimidade, com quatro votos a favor da liberação de Temer. 

No julgamento da tarde desta terça-feira (14) a maioria dos ministros do STJ entendeu que a prisão preventiva não era cabível no caso de Temer. Eles também estenderam a decisão ao coronel João Baptista Lima Filho, que foi preso junto com o ex-presidente. 

O emedebista foi preso pela segunda vez na quinta-feira da semana passada, acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de receber propina em contratos firmados por empresas de seu amigo coronel João Baptista e da empreiteira Engevix com a estatal Eletronuclear, órgão responsável pelas obras da usina de Angra 3. 

O relator do habeas corpus no STJ, ministro Antônio Saldanha, avaliou que a prisão cautelar representa uma antecipação da pena e deve ser usada como medida derradeira, sendo inadequada no caso de Temer. 

O magistrado avaliou também que o ex-presidente não tem mais o prestígio político que tinha quando ocupava a Presidência da República.

"Além de razoavelmente antigos os fatos, o prestígio político para empreitada criminosa não mais persiste. Michel Temer deixou a Presidência da República no início do ano e não exerce mais cargo público de destaque e relevância. Não foi tratado nenhum fato concreto recente do paciente para ocultar ou destruir provas", disse Saldanha.

A ministra Laurita Vaz acompanhou o voto do relator em favor da libertação do ex-presidente e afirmou que o dever do Poder Judiciário é garantir a todos o devido processo legal. 

“O STJ deve se manter firme no combate aos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e outros contra a administração pública, que sangram as contas públicas. Parece que o país atravessa uma necessária fase de exposição de suas chagas. Entretanto, essa luta não pode virar uma caça às bruxas”, disse Vaz. 

O colegiado que julgou Temer é composto pelos ministros Nefi Cordeiro (presidente da Sexta Turma), Antônio Saldanha (relator do caso), Rogério Schietti, Laurita Vaz e Sebastião Reis Júnior - este se declarou impedido de julgar o pedido de liberdade do emedebista. 

A Sexta Turma é considerada mais garantista e menos "linha dura" que a Quinta Turma do STJ, que manteve a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá, mas reduziu sua pena de 12 anos e um mês de prisão para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão 

Prende e solta 

Temer e o coronel aposentado João Baptista são alvos da operação Descontaminação, desdobramento da Lava-Jato no Rio de Janeiro, que apura desvios da ordem de R$ 1,8 bilhão nas obras de Angra 3. 

No dia 21 de março, o juiz Marcelo Bretas, da 7º Vara Federal, acatou pedido do MPF e decretou as prisões preventivas de ambos. Eles foram levados para o Rio de Janeiro, onde ficaram detidos por quatro dias, sendo liberados em 25 de março, após concessão de liminar pelo desembargador Antônio Ivan Athié. 

Veja também

Agência dos correios de pimenta é assaltada

A Agência dos Correios de Pimenta foi assaltado mais uma vez, na manhã desta terç...

16/07/2019

Quatro pessoas são detidas com quase 18kg de maconha em Formiga

Quatro pessoas foram detidas com quase 18 kg de maconha na noite deste domingo (14) no Bairro Ouro V...

16/07/2019

Cavalgada beneficente da Equoterapia em Bambuí

Bambuí terá uma nova Cavalgada Beneficente da Equoterapia, que acontecerá no di...

16/07/2019

MG tem eclipse parcial da Lua nesta terça-feira; confira o horário do fenômeno

Nesta terça-feira (16), a partir das 17h02, todas as regiões de Minas poderão a...

16/07/2019

Acidente entre carros deixa três pessoas feridas na BR-354

Três pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois carros na BR-277, na altura do KM ...

16/07/2019

Em Campos Altos, vereadora é presa por desacato à policiais; "fui humilhada", disse a parlamentar

A vereadora Cléia Maria foi presa pela Polícia Militar (PM) neste domingo (15) em Camp...

16/07/2019

Acidente em Lagoa da Prata deixa vítimas em estado grave

 A central de regulação do Samu Oeste recebeu o chamado às 06:25. Logo, fo...

16/07/2019

Ebola: Novo caso em cidade grande da República Democrática do Congo aumenta temor de que doença se espalhe

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o caso pode ser um "divisor de ...

16/07/2019