Notícia

Oito pessoas são detidas por ligação com ataques no Sri Lanka

Créditos: AFP Publicada em 22/04/2019 às 10:04:34
Foto: STR / AFP

Oito pessoas foram detidas por ligação aos ataques que deixaram mais de 200 mortos no Sri Lanka neste domingo (21), informou Ranil Wickremesinghe, primeiro-ministro do país.

Wickremesinghe afirmou que "até agora, os nomes que surgiram são locais", mas investigadores apuram se os criminosos têm "ligações internacionais". 

Ao menos 207 pessoas morreram, entre elas dezenas de estrangeiros, e 450 ficaram feridas em atentados contra três igrejas que celebravam missas de Páscoa e quatro hotéis de luxo no Sri Lanka neste domingo (21).

Diante da gravidade da situação, o governo decretou um toque de recolher de duração indeterminada que entrou em vigor neste domingo, além do bloqueio temporário de redes sociais no país.

Segundo Ranil Wickremesinghe, primeiro-ministro do país, oito pessoas foram presas por ligação com os ataques. O premiê afirmou que "até agora, os nomes que surgiram são locais", mas investigadores apuram se os criminosos têm "ligações internacionais".

Por ora, foram contabilizados 207 mortos e 450 feridos nos ataques, cuja autoria ainda não foi reivindicada, informou o porta-voz da polícia, Ruwan Gunasekera, em entrevista coletiva.

Esse é o episódio mais violento ocorrido no país desde o fim da guerra civil, há uma década.

Em um vídeo gravado em uma das igrejas atacadas, é possível ver vários corpos caídos no chão, em meio aos escombros. A explosão foi tão forte que fez parte do teto desabar.

Foram oito explosões na ilha turística: seis, pela manhã; e duas, à tarde. Pelo menos duas delas foram feitas por homem-bombas, segundo depoimentos, mas o porta-voz da polícia, Ruwan Gunasekera, afirmou que não podia "confirmar se foram ataques suicidas".

O primeiro-ministro cingalês, Ranil Wickremesinghe, classificou os ataques como "covardes" e fez um apelo pela unidade do país.

O arcebispo de Colombo, Malcom Ranjit, pediu para o governo do Sri Lanka "castigar sem piedade" os responsáveis, por meio de uma "investigação sólida imparcial".

Dirigindo-se aos fiéis reunidos na praça de São Pedro do Vaticano, o papa Francisco expressou sua "tristeza" e se declarou próximo a "todas as vítimas de uma violência tão cruel".

Com 21 milhões de habitantes, o Sri Lanka é um país majoritariamente budista, que conta com cerca de 1,2 milhão de católicos. A população é aproximadamente 70% budista, 12% hindu, 10% muçulmana e 7% cristã.

- Condenação internacional -

De manhã, em Colombo, foram executados três ataques em três hotéis de luxo e em uma igreja que deixaram pelo menos 64 mortos, segundo uma fonte policial.

Em uma igreja em Negombo, no norte da capital, 67 pessoas perderam a vida, e 25 em outra em Batticaloa, no leste da ilha.

À tarde, pelo menos duas pessoas morreram em outra explosão em um quarto hotel, localizado em Dehiwala, na periferia sul da capital. Em Orugodawatta, ao norte de Colombo, um homem se incendiou em um prédio e matou três agentes, segundo a polícia.

Veja também

Carreta atola na rua Santo Antônio e vira assunto nas redes sociais, em Bambuí

Uma carreta atolou em um trecho da Rua Santo Antônio, Bairro Distrito Industrial, em Bambu&iac...

19/05/2019

Procura-se cão perdido em Bambuí

Procura-se um cão que atende pelo nome Aivar! Ele desapareceu da residência de seu...

17/05/2019

Caminhão bate de frente com ônibus da Viação Campo Belo na BR-354

Gravíssimo acidente foi registrado na tarde desta sexta-feira, dia 17, na BR-354, no KM 566, ...

17/05/2019

IFMG - Campus Bambuí participará do Programa de Leitores Franceses

Dez instituições da Rede Federal foram selecionadas no Programa de Leitores Franceses,...

17/05/2019

Sexta-feira com mais de 10 acidentes na BR-262; sete foram em Campos Altos

O dia foi tenso nas estradas mineiras com muitos acidentes, mortos e feridos. Na BR-262, segundo inf...

17/05/2019

Homem envenena cães e é denunciado a PM em Bambuí

Um homem, de identidade não revelada, foi denunciado a PM na tarde da última quarta-fe...

17/05/2019

Cemig anuncia lucro e aumento na conta de luz a partir do dia 28

A Cemig anunciou nessa quinta-feira (16) que teve lucro líquido de R$ 797 milhões no p...

17/05/2019

Veículo da Prefeitura de Candeias capota na BR-262 e três pessoas ficam feridas

Uma van da Prefeitura de Candeias capotou na madrugada desta sexta-feira (17) no km 581 da BR-262, p...

17/05/2019