Notícia

Oito pessoas são detidas por ligação com ataques no Sri Lanka

Créditos: AFP Publicada em 22/04/2019 às 10:04:34
Foto: STR / AFP

Oito pessoas foram detidas por ligação aos ataques que deixaram mais de 200 mortos no Sri Lanka neste domingo (21), informou Ranil Wickremesinghe, primeiro-ministro do país.

Wickremesinghe afirmou que "até agora, os nomes que surgiram são locais", mas investigadores apuram se os criminosos têm "ligações internacionais". 

Ao menos 207 pessoas morreram, entre elas dezenas de estrangeiros, e 450 ficaram feridas em atentados contra três igrejas que celebravam missas de Páscoa e quatro hotéis de luxo no Sri Lanka neste domingo (21).

Diante da gravidade da situação, o governo decretou um toque de recolher de duração indeterminada que entrou em vigor neste domingo, além do bloqueio temporário de redes sociais no país.

Segundo Ranil Wickremesinghe, primeiro-ministro do país, oito pessoas foram presas por ligação com os ataques. O premiê afirmou que "até agora, os nomes que surgiram são locais", mas investigadores apuram se os criminosos têm "ligações internacionais".

Por ora, foram contabilizados 207 mortos e 450 feridos nos ataques, cuja autoria ainda não foi reivindicada, informou o porta-voz da polícia, Ruwan Gunasekera, em entrevista coletiva.

Esse é o episódio mais violento ocorrido no país desde o fim da guerra civil, há uma década.

Em um vídeo gravado em uma das igrejas atacadas, é possível ver vários corpos caídos no chão, em meio aos escombros. A explosão foi tão forte que fez parte do teto desabar.

Foram oito explosões na ilha turística: seis, pela manhã; e duas, à tarde. Pelo menos duas delas foram feitas por homem-bombas, segundo depoimentos, mas o porta-voz da polícia, Ruwan Gunasekera, afirmou que não podia "confirmar se foram ataques suicidas".

O primeiro-ministro cingalês, Ranil Wickremesinghe, classificou os ataques como "covardes" e fez um apelo pela unidade do país.

O arcebispo de Colombo, Malcom Ranjit, pediu para o governo do Sri Lanka "castigar sem piedade" os responsáveis, por meio de uma "investigação sólida imparcial".

Dirigindo-se aos fiéis reunidos na praça de São Pedro do Vaticano, o papa Francisco expressou sua "tristeza" e se declarou próximo a "todas as vítimas de uma violência tão cruel".

Com 21 milhões de habitantes, o Sri Lanka é um país majoritariamente budista, que conta com cerca de 1,2 milhão de católicos. A população é aproximadamente 70% budista, 12% hindu, 10% muçulmana e 7% cristã.

- Condenação internacional -

De manhã, em Colombo, foram executados três ataques em três hotéis de luxo e em uma igreja que deixaram pelo menos 64 mortos, segundo uma fonte policial.

Em uma igreja em Negombo, no norte da capital, 67 pessoas perderam a vida, e 25 em outra em Batticaloa, no leste da ilha.

À tarde, pelo menos duas pessoas morreram em outra explosão em um quarto hotel, localizado em Dehiwala, na periferia sul da capital. Em Orugodawatta, ao norte de Colombo, um homem se incendiou em um prédio e matou três agentes, segundo a polícia.

Veja também

Agência dos correios de pimenta é assaltada

A Agência dos Correios de Pimenta foi assaltado mais uma vez, na manhã desta terç...

16/07/2019

Quatro pessoas são detidas com quase 18kg de maconha em Formiga

Quatro pessoas foram detidas com quase 18 kg de maconha na noite deste domingo (14) no Bairro Ouro V...

16/07/2019

Cavalgada beneficente da Equoterapia em Bambuí

Bambuí terá uma nova Cavalgada Beneficente da Equoterapia, que acontecerá no di...

16/07/2019

MG tem eclipse parcial da Lua nesta terça-feira; confira o horário do fenômeno

Nesta terça-feira (16), a partir das 17h02, todas as regiões de Minas poderão a...

16/07/2019

Acidente entre carros deixa três pessoas feridas na BR-354

Três pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois carros na BR-277, na altura do KM ...

16/07/2019

Em Campos Altos, vereadora é presa por desacato à policiais; "fui humilhada", disse a parlamentar

A vereadora Cléia Maria foi presa pela Polícia Militar (PM) neste domingo (15) em Camp...

16/07/2019

Acidente em Lagoa da Prata deixa vítimas em estado grave

 A central de regulação do Samu Oeste recebeu o chamado às 06:25. Logo, fo...

16/07/2019

Ebola: Novo caso em cidade grande da República Democrática do Congo aumenta temor de que doença se espalhe

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o caso pode ser um "divisor de ...

16/07/2019