Guerra do tráfico em Divinópolis faz novas vítimas

Conforme o Sistema MPA noticiou em matéria passada, dois jovens divinopolitanos foram assassinados a tiros na cidade de Pitangui. As vítimas Caio Daniel Barquete (18) e Rodrigo Pablo Martins Ventura (17) foram alvejadas por tiros de arma de fogo durante o começo da manhã de hoje (9).

O episódio possui conexão direta entre uma das muitas guerras do tráfico em Divinópolis.

Planejamento da Execução

Caio Barquete e Rodrigo Pablo estavam a dormir no interior de uma residência no momento do crime. Os assassinos articularam chegar ao endereço durante a madrugada para pegar as vítimas de surpresa.

Os marginais se utilizaram de arma de fogo calibre 9 mm. Dezenas de tiros foram efetuados.

Os ferimentos atingiram regiões vitais. Quando as autoridades chegaram à cena do crime já se depararam com os jovens sem vida.

Guerra do Tráfico

Caio Daniel Barquete (18) era um nome conhecido no meio policial. 

Em dezembro de 2017, Barquete foi apontado como autor do assassinato contra Luis Henrique Antônio Pereira, vulgo Padaria, executado a tiros nas imediações da região do Canto da Mina. Relembre o crime.

Desde então, Caio Daniel teria sofrido ameaças de morte praticadas por grupos rivais nas regiões dos bairros Porto Velho e Nações.

Quadrilha

Em 18 de outubro, Caio Barquete foi preso acusado de compor uma quadrilha que cometeu uma série de assaltos na zona rural divinopolitana. Relembre a prisão.

Uma semana após sua prisão, Barquete ganhou a liberdade e deixou o presídio Floramar durante uma noite de terça-feira.

Grupos rivais souberam do fato e enviaram dois homens para executar Caio Barquete. A Polícia Militar de Divinópolis percebeu a ação dos bandidos e conseguiu prender a dupla, que estava armada com uma pistola calibre 380.

Fuga

Barquete teria se mudado para Pitangui para tentar evitar sua morte. O jovem chegou a apagar todas as suas contas em redes sociais.

Porém, facções inimigas localizaram seu paradeiro através de informações.

Rodrigo Pablo

O adolescente Rodrigo Pablo Martins Ventura, de 17 anos, tinha passagens policiais. Em 2017, ainda com 15 anos, o jovem fora apreendido em Divinópolis durante a Operação Divisas, que prendeu uma grande quadrilha na cidade. Relembre.

Investigações

A Polícia Militar ainda não prendeu nenhum suspeito.

A Polícia Civil investiga o crime.

Guerra do Tráfico

As guerras do tráfico em Divinópolis são fragmentadas em variados blocos.

A cidade tem registrado dezenas de homicídios e tentativas de assassinatos ao longo de 2018. A imensa maioria desses crimes tem ligação direta com as disputas por pontos de vendas de droga.

A Polícia Militar faz um trabalho preventivo de ronda nos bairros, mas na prática não tem mecanismos para evitar que marginais cometam crimes entre si.