Prefeitura de Bambuí desenvolve campanha de educação ambiental

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está realizando uma campanha de educação ambiental para melhorar a utilização dos containers instalados em vários pontos de Bambuí. O objetivo é conscientizar a população a usar corretamente este utensílio da limpeza urbana para separar o lixo reciclável.

Com a campanha a Secretaria dá mais um passo na proposta da coleta seletiva do lixo, com a separação já nas residências do lixo úmido (orgânico) do lixo seco (reciclável). Uma das ações é o trabalho de conscientização da população que está sendo feito por um grupo de alunas do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Minas Gerais, IFMG Campus Bambuí. 

Elas participam do programa de estágio curricular da Prefeitura, que proporciona a oportunidade aos alunos do técnico em Meio Ambiente aprimorar a formação, realizando ações práticas e contribuindo para melhorar a qualidade de vida. As estagiárias estão fazendo a mobilização nas ruas, nos arredores dos pontos de coleta de resíduos secos recicláveis, esclarecendo e orientando os moradores sobre a separação do lixo seco do úmido. Após separado, o lixo seco, reciclável (papel, plástico e metal), deve ser colocado nos containers para que os catadores de recicláveis possam transformá-los em novos produtos. Como Gaspar, (foto) um dos catadores que se beneficiam com a separação e destinação dos recicláveis.

A primeira etapa do programa de estágio curricular da Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura foi o diagnóstico da arborização urbana, a segunda etapa foi a campanha adote uma árvore, que realizou o plantio de 350 árvores na cidade e esta terceira etapa está sendo direcionada para a educação ambiental com ênfase na reciclagem de resíduos.