Notícia

Principal alvo de megaoperação contra pedofilia é preso em Uberlândia

Créditos: OTEMPO Publicada em 17/05/2018 às 23:05:06
Foto: Reprodução

A Polícia Civil prendeu  na manhã de hoje (17), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o alvo número um da operação Luz da Infância 2, que ocorre em 24 Estados e no Distrito Federal. O homem de alto poder aquisitivo é advogado e tem 26 anos. De acordo com a polícia, com ele foram encontrados pelo menos, 750 mil arquivos, dentre imagens e vídeos de exploração sexual de crianças e adolescentes. 

“São tantos arquivos, que a perícia espera que sejam necessárias 12 horas para o download de todos. Elas serão analisadas porque ainda é possível que se tenham imagens em que o indivíduo participe”, afirmou o coordenador de Operações da Superintendência de Investigação de Polícia Judiciária, Matheus Cobucci.

Estão sendo cumpridos 579 mandados de busca e apreensão em 24 Estados e no Distrito Federal. Até o momento, 130 pessoas já foram presas em todo o País. A quantidade supera o número de presos na operação Luz da Infância, ocorrida em 2017, que teve 112 presos.

Em Minas, 68 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em 32 cidades. Até o momento, 20 pessoas foram presas, sendo 9 em Belo Horizonte e 11 no interior. “Um deles foi preso na capital e é reincidente. Ele cumpria a pena de quatro anos de prisão por pedofilia, em regime aberto”, disse Cobucci. 

Segundo a polícia, dentre os presos em Minas Gerais estão funcionários públicos, pessoas que assumem gostar de crianças e adolescentes,  pessoas com curso superior  e algumas com crianças em casa. “Isso nos preocupou bastante. Durante a operação diversos policiais ligaram aqui para a coordenação. Muitos até emocionados, por que não acreditavam no que viam nos arquivos  encontrados com os suspeitos”, afirmou Cobucci.  

Operação 

A Operação Luz da Infância 2 busca há seis meses investigar crimes de armazenamento, produção e divulgação de vídeos e imagens relacionadas a exploração sexual de crianças e adolescentes. De acordo com a Polícia Civil, essa é a maior operação de combate às pedofilia no País e no Estado. Ao todo, 2.600 policiais participam da operação em todo o País. Em Minas, 320 policiais  divididos em 68 equipes estão empenhados na operação. 

A operação foi desencadeada após o monitoramento do fluxo de arquivos contendo pornografia infantil no ambiente virtual, feito pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). 

“É uma investigação minuciosa, que já vem sendo executada há vários meses, com várias agências de inteligência trocando informações no sentido de identificar, autuar e responsabilizar criminalmente todos esses indivíduos. Existe ainda a suspeita de uma rede de pedofilia, nacional e internacional e essas agências de inteligência buscam essa troca de informações para que possamos afirmar, com convicção, essa informação”, explicou o superintendente de Investigação da Polícia Judiciária, Carlos Capristrano.
 

Ministério

Na manhã de hoje, o ministro da segurança pública, Raul Jungmann afirmou que mais de 1 milhão de arquivos (entre fotos, vídeos e outros documentos obtidos em ambientes virtuais) com conteúdos relacionados a crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes foram analisados antes da deflagração da Operação .

MG

Veja também

Bambuiense desaparecido é localizado

Atualização; 18h30 - Eduardo Henrique Silva foi entrou em contato com a família...

17/02/2019

Policiais militares de Luz salvam mulher que tentou suicídio na BR 262

Na madrugada deste sábado (16), policiais militares evitaram que uma mulher cometesse suic&ia...

17/02/2019

Barragem de Itapecerica volta aparecer na lista de alto risco

Uma das consequências do rompimento da barragem da Valle em Brumadinho é a releitura de...

17/02/2019

Chuva arrasta carros, inunda casas e interdita avenidas de BH; veja vídeos

O temporal que atingiu Belo Horizonte, na tarde deste domingo (17), provocou diversas ocorrênc...

17/02/2019

Grave acidente deixa uma vítima fatal entre Formiga e Pimenta

Na manhã deste sábado (16), por volta de 11:52hs, um grave acidente ocorreu na rodovia...

16/02/2019

Um dos criminosos mais procurados da região e suspeito de assalto à loja Zema de Campos Altos é preso em Uberaba

Um dos criminosos mais procurados de Patrocínio e principal suspeito de assaltar a loja Zema ...

16/02/2019

Área perto de barragem da Vale é evacuada em Nova Lima

O Corpo de Bombeiros confirmou, na noite deste sábado, a retirada de cerca de 200 pessoas de ...

16/02/2019

Homens morrem em acidente entre caminhão e carreta na MG-176 em Dores do Indaiá

Um acidente entre e um caminhão e uma carreta na MG-176, em Dores do Indaiá, deixou do...

15/02/2019