Notícia

Conheça os diversos benefícios do café para sua saúde

Créditos: Marcelo TheBack/TV KZ Publicada em 21/03/2018 às 11:03:10
Foto: Reprodução

Nós adoramos tomar um bom café, principalmente pela manhã, e sempre estamos em busca de conhecer novos métodos de prepará-lo e novos grãos para degustar. E o melhor de tudo é que tomar café em quantidades normais (cerca de 1 a 5 xícaras por dia) não tem malefício algum para a nossa saúde. Muito pelo contrário: na verdade, tal prática ainda pode trazer diversos benefícios saudáveis - e é sobre eles que vamos falar a partir de agora.

O Café e Seus Benefícios Para a Saúde

Porém, antes de mais nada, vale uma observação: a maioria das evidências a favor do café é composta de estudos epidemiológicos – realizando-se observações e recolhendo-se dados de grandes populações. Tais estudos não conseguem estabelecer uma relação de causalidade, mas o padrão é claro: parece que o café faz bem para nós.

Abaixo, alguns exemplos de possíveis benefícios do café para a saúde.

Proteção contra o câncer de mama: O consumo de café com cafeína, ou seja, não descafeinado, tem um efeito protetivo em relação ao risco de câncer de mama em um período pós-menopausa.

Diminuição na incidência de câncer: O consumo de café está associado com uma modesta redução na incidência de câncer.

Diminuição na taxa de redução cognitiva: O consumo de café está consistentemente associado com baixas taxas de redução cognitiva relacionada a idade.

Proteção contra o câncer colorretal: A maioria das pesquisas mostra uma relação inversa entre beber café e câncer colorretal. Algumas pesquisas sugerem uma relação positiva, mas os resultados acabam sendo mascarados pelo fato de que quem bebia mais café tinha mais chance de também ser fumante.

Menor risco de Diabetes 2: Aumentar a ingestão de café resulta em um menor risco de diabetes tipo 2. Mesmo quando o café era descafeinado.

Melhora da função endotelial: Os polifenóis do café melhoram a função endotelial após a ingestão de glicose nos homens, amenizam a disfunção endotelial que normalmente segue uma refeição e evita a hiperglicemia associada à disfunção endotelial e ao estresse oxidativo.

Proteção contra Cálculos biliares: Entre homens americanos, a ingestão de café protege contra crises sintomáticas de cálculo biliar.

Diminuição da inflamação: Depois de ficar sem tomar café por um mês, pessoas que já bebiam regularmente receberam 4 xícaras por dia no segundo mês e 8 xícaras por dia no terceiro. Os indicadores de inflamações subclínicas reduziram e o colesterol HDL aumentou com o consumo de café.

Proteção contra câncer de fígado: O café tem uma relação protetiva com câncer de fígado mediada por marcadores de lesão hepática e de inflamação.

Diminuição da mortalidade: O consumo de café tem uma relação inversa com todas as causas de mortalidade. Isto é, causas de mortalidade precoce – o café não te torna imortal. Embora enfermeiras que bebem mais café possuam sim telômeros mais longos.

Proteção contra estresse oxidativo: Mulheres com maior ingestão de cafeína (via café e chá) mostram sinais de menor estresse oxidativo, menos dano ao DNA e uma maior capacidade de reparação do mesmo.

Proteção contra mal de Parkinson: Uma maior ingestão de café revela probabilidades ligeiramente mais baixas de adquirir mal de Parkinson.

Proteção contra câncer de próstata: O consumo de café reduz o risco de câncer de próstata.

Proteção contra AVC: O consumo moderado de café está associado com a redução do risco de acidente vascular cerebral. Mesmo consumos altos de café (8 xícaras por dia) se mostram ligeiramente protetivos.

Proteção contra as danos causados pelo sol: O café e seus polifenóis estão associados com a proteção contra o fotoenvelhecimento.

Melhora da função cognitiva e do humor: Ele melhora a função executiva e a memória de trabalho – porém apenas quando a tarefa não é altamente dependente da memória de trabalho.

Além disso, o café também melhora seu humor e faz você pensar que possui energia mental infinita - um efeito que pode ser ainda mais importante do que os efeitos fisiológicos cognitivos reais.

E isso funciona mesmo com o descafeinado, já que o ácido clorogênico presente tanto no café descafeinado quanto no café com cafeína indica uma melhora no humor.

Melhora na performance esportiva: Seja um exercício de longa duração, HIIT, sprint, badminton, treinamento de resistência ou qualquer outra atividade física que você puder nomear, uma xícara ou duas de café antes do treino podem melhorar o desempenho.

E ao contrário da crença popular, o café não causa desidratação.

Estudos mostram que não há diferença no nível de hidratação entre pessoas que beberam café, água ou outras bebidas.

Concluindo…

Assim, fica claro que o café pode sim trazer benefícios para saúde, além de ser delicioso para acompanhar uma boa leitura, conversa ou mesmo uma pausa no meio do dia.

E o melhor de tudo: você pode tomá-lo sem medo de ser feliz!

Veja também

Bambuiense é preso pela PM com grande quantidade de drogas comprada em outro estado

Dois homens foram presos pela Polícia Militar na noite desta terça-feira (19) no &lsqu...

20/03/2019

Plano para atentado contra escola é encontrado em Pará de Minas

Uma semana após o Brasil ficar em choque no atentado a uma Escola Pública em Suzano no...

20/03/2019

Carro capota e cai de uma altura de 7 metros na BR-262

Um motorista de 23 anos escapou sem ferimentos graves de um acidente na manhã desta ter&ccedi...

19/03/2019

Artefato misterioso reforça a tese de vida em Marte

Um artefato misterioso encontrado na superfície de Marte pode ser a prova definitiva da exist...

19/03/2019

Mulher fica ferida em acidente de moto em Santo Antônio do Monte

O Samu recebeu um chamado, por volta de 17h, ontem (18), para atendimento de uma queda de moto na Ru...

19/03/2019

Trio é preso com drogas na área central de Pará de Minas

Na noite de ontem (18), na Rua Antônio Júlio com Dr. Higino, na área central de ...

19/03/2019

Motorista de carreta é preso com rebite e maconha na MG-050

A Polícia Rodoviária Estadual de Formiga prendeu no início da noite desta segun...

19/03/2019

Indivíduo entra em igreja de Formiga armado com machadinha e faz ameaças

Dois áudios de moradores de Formiga estão circulando no WhatsApp nesta terça-fe...

19/03/2019