Servidores municipais de Tapiraí já receberam o 13º salário

A prefeitura municipal de Tapiraí na manhã de hoje, 11 de dezembro, realizou o pagamento do 13º salário de seus servidores.

Como é sabido, todo final de ano as prefeituras enfrentam crises financeiras devido o declínio de repasses do governo federal e estadual e este ano não foi diferente. Porém, em Tapiraí, com o salário em dia, foi realizado também o pagamento do 13º salário de seus servidores. Segundo o Secretário Municipal de Fazenda, Alan Oliveira isso só foi possível através de uma gestão planejada e responsável,"... este ano não é o primeiro que pagamos o 13º salário em dia, isto já é uma prática desde o primeiro ano de mandato do prefeito Nadinho, em 2013, além disso costumamos pagar o salário de janeiro antecipadamente, até o final de dezembro; mas isso só é possível através de uma gestão planejada e também através de alguns cortes. Não vemos esta atitude como um diferencial e sim como uma obrigação de todos os gestores públicos..."

Apesar do pronunciamento ponderado do Secretário Municipal de Fazenda de Tapiraí dizendo que esta atitude não é mais que obrigação da gestão, todos sabem que isto não é uma prática comum, a normalidade é vermos ao fim de ano prefeituras demitindo contratados, atrasando e parcelando o 13º salário assim como foi divulgado pelo governo do estado (Minas Gerais) que será feito com os servidores estaduais. 

Em entrevista a rádio Itatiaia, o Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, disse ainda que por volta de 600 municípios mineiros não terá condições de pagar o 13º salário aos servidores e se pagarem vão deixar de pagar fornecedores, deixando assim dívidas para o exercício de 2018.