Notícia

Família denuncia morte de bebê por falta de médico em hospital de Bambuí

Créditos: Marco Antônio/TV Bambuí Publicada em 04/12/2017 às 21:12:06 e atualizada em 04/12/2017 às 22:12:43
Foto: Marco Antônio/TV Bambuí

A família de uma jovem de 20 anos procurou a TV Bambuí para denunciar um problema enfrentado na noite de sábado (02), no Hospital Nossa Senhora do Brasil, em Bambuí.

Segundo os familiares, a jovem L.S.C.S, de 20 anos, procurou o pronto-socorro do hospital com um intenso sangramento e contrações fortes. A jovem foi acompanhada pelos profissionais e pelo médico plantonista do Hospital, porém foram informados que o médico obstetra não estava em Bambuí, e que por esse motivo a jovem seria transferida para a Santa Casa de Formiga.

A jovem deu entrada no hospital por volta das 20h50m, de sábado (02) e somente foi transferida para a Santa Casa de Formiga à 01h da madrugada de domingo (03). A demora na transferência e a falta de médicos para realizar a cirurgia da jovem são questionadas pelos familiares.

Em um quadro preocupante a jovem foi encaminhada para Formiga, porém ao chegar ao local constatou-se que a criança já estava sem vida.

Os familiares informaram para a TV Bambuí que irão procurar o Ministério Público e denunciar o fato.

Versão do Hospital

A TV Bambuí procurou o Hospital Nossa Senhora do Brasil e em conversa com a gerente administrativa Fabiana Vargas, fomos informados que o hospital encontra dificuldades para encontrar um profissional que supra as necessidades do município. Fabiana confirmou que no momento do atendimento não havia médicos sobre aviso.

Ainda segundo Fabiana Vargas, a jovem foi amplamente assistida pelos profissionais do Hospital Nossa Senhora do Brasil, que a todo momento realizaram procedimentos para verificar os batimentos da parturiente e do bebê.

Quanto a demora para a transferência da paciente, Fabiana comentou que o Hospital de Bambuí não estava conseguindo contato com a Santa Casa de Formiga, e que a paciente somente poderia deixar o pronto-socorro quando houvesse a confirmação da vaga em Formiga. A regulamentação e liberação da vaga somente aconteceu por volta das 00h, sendo assim a jovem foi encaminhada pelo SAMU para Formiga.

Atendimento do SAMU

A TV Bambuí também procurou a assessoria de comunicação do SAMU, e segundo nota enviada, o SAMU se solidariza com a morte do bebê e reforça que tudo que esteve ao alcance dos profissionais foi feito com zelo e atenção, dentro de um tempo de resposta ideal.  

Ainda de acordo com a nota enviada, o atendimento teve início então às 23h06. Horário em que a equipe de Formiga tomou conhecimento do caso e deslocou para o Hospital de Bambuí, gastando exatamente 1h39 até o local. Tempo ideal de deslocamento em uma distância de cerca de 90 km, a uma média de 105 km/h, como apontou o sistema de georreferenciamento do SAMU. Ressaltamos que chovia durante o deslocamento da equipe.

Ao chegarem na unidade os socorristas do SAMU avaliaram a gestante e a colocaram dentro da ambulância. “A gestante sangrava intensamente, com quadro de contrações vigorosas recorrentes, mas, ainda assim, o feto apresentava sinais de vitalidade, uma vez que foi auscultado o batimento cardíaco”, disse o médico que atendeu a gestante no local. O trajeto de Bambuí até a Santa Casa de Formiga durou 1h26. Tempo menor diante da chuva que havia diminuído.

Ao chegarem dentro da Santa Casa a gestante foi recebida por outros dois médicos que então encaminharam a paciente para a sala de cirurgia e fizeram os procedimentos em cinco minutos. Segundo um dos cirurgiões, o bebê nasceu morto. 

Veja também

Campanha procura voluntários para doar sangue para Sophia Melo, em Bambuí

Está sendo divulgado a 2ª Campanha de Doação de Sangue para à peque...

12/12/2017

E. E. José Alzamora envia comunicado sobre matriculas escolares

Comunicamos que de acordo com o ZONEAMENTO realizado pela secretaria municipal de educaç&atil...

12/12/2017

Bandidos explodem caixa eletrônico do Fórum de Formiga

Pela terceira vez em menos de quatro meses, Formiga volta a ser alvo de bandidos especializados em e...

12/12/2017

Poupadores com direito a pagamento até R$ 5.000 receberão à vista

Poupadores com direito a até R$ 5 mil de pagamento das perdas ocasionadas pelos planos econ&o...

12/12/2017

Quadrilhas explodem cofres em três cidades mineiras na madrugada desta terça

Três cidades do interior de Minas Gerais foram alvo de quadrilhas de assalto a banco na madrug...

12/12/2017

Adolescente que se encontrava desaparecida entra em contato com familiares

Em contato com familiares de Carolina Silva, de 14 anos, moradora do bairro Quintino em Divinó...

12/12/2017

Guilherme de Pádua é ordenado pastor em igreja de Belo Horizonte

Guilherme de Pádua agora é pastor. A estilista mineira Juliana Lacerda, mulher do empr...

12/12/2017

Temporal deixa pelo menos 400 famílias ilhadas em Janaúba

O temporal que atinge Janaúba, no Norte de Minas, desde esse domingo (10), causou inunda&cced...

11/12/2017