Notícia

Família denuncia morte de bebê por falta de médico em hospital de Bambuí

Créditos: Marco Antônio/TV Bambuí Publicada em 04/12/2017 às 21:12:06 e atualizada em 04/12/2017 às 22:12:43
Foto: Marco Antônio/TV Bambuí

A família de uma jovem de 20 anos procurou a TV Bambuí para denunciar um problema enfrentado na noite de sábado (02), no Hospital Nossa Senhora do Brasil, em Bambuí.

Segundo os familiares, a jovem L.S.C.S, de 20 anos, procurou o pronto-socorro do hospital com um intenso sangramento e contrações fortes. A jovem foi acompanhada pelos profissionais e pelo médico plantonista do Hospital, porém foram informados que o médico obstetra não estava em Bambuí, e que por esse motivo a jovem seria transferida para a Santa Casa de Formiga.

A jovem deu entrada no hospital por volta das 20h50m, de sábado (02) e somente foi transferida para a Santa Casa de Formiga à 01h da madrugada de domingo (03). A demora na transferência e a falta de médicos para realizar a cirurgia da jovem são questionadas pelos familiares.

Em um quadro preocupante a jovem foi encaminhada para Formiga, porém ao chegar ao local constatou-se que a criança já estava sem vida.

Os familiares informaram para a TV Bambuí que irão procurar o Ministério Público e denunciar o fato.

Versão do Hospital

A TV Bambuí procurou o Hospital Nossa Senhora do Brasil e em conversa com a gerente administrativa Fabiana Vargas, fomos informados que o hospital encontra dificuldades para encontrar um profissional que supra as necessidades do município. Fabiana confirmou que no momento do atendimento não havia médicos sobre aviso.

Ainda segundo Fabiana Vargas, a jovem foi amplamente assistida pelos profissionais do Hospital Nossa Senhora do Brasil, que a todo momento realizaram procedimentos para verificar os batimentos da parturiente e do bebê.

Quanto a demora para a transferência da paciente, Fabiana comentou que o Hospital de Bambuí não estava conseguindo contato com a Santa Casa de Formiga, e que a paciente somente poderia deixar o pronto-socorro quando houvesse a confirmação da vaga em Formiga. A regulamentação e liberação da vaga somente aconteceu por volta das 00h, sendo assim a jovem foi encaminhada pelo SAMU para Formiga.

Atendimento do SAMU

A TV Bambuí também procurou a assessoria de comunicação do SAMU, e segundo nota enviada, o SAMU se solidariza com a morte do bebê e reforça que tudo que esteve ao alcance dos profissionais foi feito com zelo e atenção, dentro de um tempo de resposta ideal.  

Ainda de acordo com a nota enviada, o atendimento teve início então às 23h06. Horário em que a equipe de Formiga tomou conhecimento do caso e deslocou para o Hospital de Bambuí, gastando exatamente 1h39 até o local. Tempo ideal de deslocamento em uma distância de cerca de 90 km, a uma média de 105 km/h, como apontou o sistema de georreferenciamento do SAMU. Ressaltamos que chovia durante o deslocamento da equipe.

Ao chegarem na unidade os socorristas do SAMU avaliaram a gestante e a colocaram dentro da ambulância. “A gestante sangrava intensamente, com quadro de contrações vigorosas recorrentes, mas, ainda assim, o feto apresentava sinais de vitalidade, uma vez que foi auscultado o batimento cardíaco”, disse o médico que atendeu a gestante no local. O trajeto de Bambuí até a Santa Casa de Formiga durou 1h26. Tempo menor diante da chuva que havia diminuído.

Ao chegarem dentro da Santa Casa a gestante foi recebida por outros dois médicos que então encaminharam a paciente para a sala de cirurgia e fizeram os procedimentos em cinco minutos. Segundo um dos cirurgiões, o bebê nasceu morto. 

Veja também

Cidadão é homenageado pelo trabalho realizado nas áreas esportiva e social, em Bambuí

No dia 15 de fevereiro, a vereadora Regina Alves homenageou o Sr. Haroldo Montijo, pelo trabalho rea...

21/02/2018

Ministério Público realizará Correição Ordinária em Bambuí

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais faz saber que a Corregedoria-Geral do M...

21/02/2018

Clínica Integrar passa a contar com profissional de Terapia Ocupacional

Com o compromisso de oferecer um atendimento único e de excelência, a empresária...

21/02/2018

Bambuiense é atropelado por ambulância e morre na BR-262, em Córrego Danta

Um homem, de 52 anos, ficou gravemente ferido na tarde desta terça-feira (20) ao tentar atrav...

21/02/2018

Acusados de tráfico de drogas são presos em Luz

Por volta das 18h45 desta terça-feira (20), durante patrulhamento pela Rua Treze de Maio, mun...

21/02/2018

Prefeitura publica lei que proíbe trânsito de locomotivas à noite em Formiga

A Prefeitura de Formiga publicou, no dia 12 deste mês, no Diário Oficial da AMM (Associ...

21/02/2018

Lions Clube de Bambuí é homenageado na Câmara de Bambuí

Na reunião ordinária da Câmara do dia 19 de fevereiro, o vereador Pedro Renato e...

21/02/2018

Clarão é visto no céu e intriga moradores de várias cidades da Bahia

Um clarão visto no céu da Bahia intrigou moradores de várias cidades entre a no...

21/02/2018