Notícia

Processo de redefinição da missão institucional da Casa de Saúde São Francisco de Assis, em Bambuí

Créditos: Elton José de Carvalho e Talita Carvalho Ferreira Publicada em 30/11/2017 às 12:11:34
Foto: Elton José de Carvalho e Talita Carvalho Ferreira

Na manhã do dia 28 de novembro de 2017, aconteceu na Casa de Saúde São Francisco de Assis, uma oficina de capacitação básica sobre os conceitos gerenciais e assistenciais relativos à implantação da Unidade de Cuidados Continuados Integrados, conforme o modelo assistencial definido pelo Ministério da Saúde no país. Atualmente, existem somente três unidades funcionando no país, alocadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e, agora em Minas Gerais, na cidade de Bambuí. 

O objetivo é a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados, modelo inovador já existente em Portugal e Espanha, agora trazido para o Brasil. A Casa de Saúde São Francisco de Assis será a quarta Unidade dentro do referido padrão a ser inaugurada no país, oferecendo cinqüenta leitos para essa finalidade dentro da rede de urgência e emergência de toda a Região Centro-oeste do estado.

Participaram da oficina Gestores da Saúde de diversos níveis: municipal, regional, estadual e federal, entre estes, a Representante do Ministério da Saúde, Iane Andrade, o Vice-presidente da FHEMIG, Dr. Alcy Moreira dos Santos, o Diretor Assistencial da FHEMIG, Antônio Fernandes Lages, o Representante da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais – SES, David Melo, o Representante da Gerência Regional de Saúde – GRS, Alan Rodrigues da Silva, o Diretor da CSSFA, Divino Flausino de Almeida, o Secretário Municipal de Saúde, Gustavo Bruno e representantes do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão – CIALAG.

Os serviços prestados pela Unidade de Cuidados Continuados Integrados a ser implantada na Casa de Saúde São Francisco de Assis serão voltados aos usuários que, apesar de estarem em condição de receber alta hospitalar, apresentam uma doença de base ou se encontram em fase de recuperação de um processo agudo, com perda recente e transitória de autonomia potencialmente recuperável; são pacientes estáveis do ponto de vista clínico, mas que necessitam de cuidados multidisciplinares, englobando médico clínico, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, dentista – em intensidade ou frequência elevada – inviáveis de serem prestados em contextos alternativos, tais como domicílio, ambulatório ou residências/lares de longa permanência.

Depoimentos:

Vice-presidente da FHEMIG, Dr. Alcy Moreira dos Santos

Segundo o Vice-presidente da FHEMIG: “Essa unidade para cuidados prolongados e reabilitação, traz para o sistema de saúde da região uma nova alternativa complementar na assistência dos pacientes, sendo a Casa de Saúde São Francisco de Assis um hospital totalmente preparado para reabilitar. Tendo como objetivo de recuperar o paciente para que ele possa voltar para o seio familiar e para a sociedade com o máximo possível de suas funções preservadas”.

Secretário de Saúde de Bambuí/MG, Gustavo Bruno

Segundo o Secretário de Saúde: “A princípio, com a implantação desses leitos, Bambuí será referência na macrorregião. A referência dos Cuidados Continuados Integrados irá desafogar muito os leitos de UTI e CTI da macrorregião, melhorando o fluxo de pacientes e o aproveitamento dessas vagas. A integração do município será de forma plena e estou pronto para auxiliar no que for preciso. Espero que seja mais uma parceria bem sucedida e anseio em ver a Casa de Saúde São Francisco de Assis a todo vapor.

Diretor da Casa de Saúde São Francisco de Assis, Divino Flausino de Almeida

Segundo o Diretor da CSSFA Divino Flausino: “A implantação desses serviços representam uma inovação no sistema de saúde, uma redefinição do modelo assistencial não só da Casa de Saúde São Francisco de Assis, em Bambui-MG,  bem como servirá de modelo para a redefinição das demais casas de saúde de Minas Gerais, podendo ser implantado até mesmo em vários hospitais da Rede FHEMIG localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG.

Veja também

Cidadão é homenageado pelo trabalho realizado nas áreas esportiva e social, em Bambuí

No dia 15 de fevereiro, a vereadora Regina Alves homenageou o Sr. Haroldo Montijo, pelo trabalho rea...

21/02/2018

Ministério Público realizará Correição Ordinária em Bambuí

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais faz saber que a Corregedoria-Geral do M...

21/02/2018

Clínica Integrar passa a contar com profissional de Terapia Ocupacional

Com o compromisso de oferecer um atendimento único e de excelência, a empresária...

21/02/2018

Bambuiense é atropelado por ambulância e morre na BR-262, em Córrego Danta

Um homem, de 52 anos, ficou gravemente ferido na tarde desta terça-feira (20) ao tentar atrav...

21/02/2018

Acusados de tráfico de drogas são presos em Luz

Por volta das 18h45 desta terça-feira (20), durante patrulhamento pela Rua Treze de Maio, mun...

21/02/2018

Prefeitura publica lei que proíbe trânsito de locomotivas à noite em Formiga

A Prefeitura de Formiga publicou, no dia 12 deste mês, no Diário Oficial da AMM (Associ...

21/02/2018

Lions Clube de Bambuí é homenageado na Câmara de Bambuí

Na reunião ordinária da Câmara do dia 19 de fevereiro, o vereador Pedro Renato e...

21/02/2018

Clarão é visto no céu e intriga moradores de várias cidades da Bahia

Um clarão visto no céu da Bahia intrigou moradores de várias cidades entre a no...

21/02/2018