Notícia

Secretário de Saúde de Bambuí divulga nota sobre negativa de ambulância

Créditos: Marco Antônio/TV Bambuí/ASSCOM Pref. Bambuí Publicada em 11/10/2017 às 19:10:02
Foto: Reprodução

O Secretário Municipal de Saúde senhor Gustavo Bruno divulgou nesta quarta-feira (11) uma nota informando sobre o caso ocorrido em Bambuí quando uma ambulância foi negada para o transporte de uma paciente de 98 anos.

Confira a nota na integra:

“Venho esclarecer e informar sobre o caso ocorrido em Bambuí, quando foi noticiado pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Regina Alves, que a Prefeitura negou ambulância para transportar a uma paciente. Foi solicitado à Secretaria Municipal de Saúde pela Sra. Presidente da Câmara, uma ambulância para transporte da senhora em questão. Porém, tal solicitação se tratava da locomoção da mesma para Uberaba, para consulta periódica via plano de saúde e que a senhora se encontrava com insuficiência respiratória.

Esclarecemos que no ato da solicitação, como é feito para qualquer cidadão que solicite este serviço, foi pedido que a mesma fosse avaliada por um profissional de saúde habilitado quanto a sua real situação, pois transportá-la simplesmente por um pedido sem avaliação formal seria uma irresponsabilidade já que nem eu e nem a Sra. Regina somos profissionais de saúde habilitados para isto. Com isto o SAMU foi chamado e se dirigiu ao local fazendo todas as aferições necessárias – qualidade respiratória, pressão, etc. – e, encontrado tudo bem, não julgou necessário nem mesmo o transporte da paciente para o Hospital Nossa Senhora do Brasil, o que inviabilizou o documento de encaminhamento que teríamos de possuir para prosseguir com a remoção de forma correta, pois quando o paciente é encaminhado pelo Hospital à Secretaria, seja ambulância ou UTI Móvel a necessidade do mesmo tem sido de pronto atendido.
Ressalto que em momento algum a Secretaria Municipal de Saúde de Bambuí negou atendimento, simplesmente procurou fazer da forma mais correta possível e que os documentos solicitados não puderam ser obtidos em tempo hábil, inviabilizando o transporte. Podemos tomar como exemplo um médico socorrista, que ao receber um paciente age rápido porém de forma ordenada afim de preservar o paciente, a si e obter assim o melhor resultado possível. Assim estamos fazendo, pois caso este atendimento fosse realizado da forma incorreta não só a Secretaria na forma de seu Secretário e do Prefeito Municipal estaria procedendo de forma ilegal, podendo responder criminalmente por isto, como também poderia prejudicar a Presidente se caracterizado pleito eleitoral da Sra. Regina, pôr a mesma estar exercendo cargo legislativo e interferindo diretamente nas ações da Secretaria tentando abreviar os procedimentos e conseguir benefícios distintos a um cidadão de forma isolada sem justificativa médica.
Afirmo também, que a Secretaria de Saúde tem muito respeito e admiração pela família que além de muito distinta, possui entes colegas de trabalho desempenhando funções primordiais na Prefeitura e na Câmara Municipal.

Reitero que a Secretaria Municipal de Saúde, respeita e dá os parabéns a Sra. Presidente da Câmara pela aquisição de nova ambulância, que será de suma importância na melhoria do atendimento da saúde de Bambuí e que que nossa Secretaria sempre está de portas abertas para o atendimento à população de Bambuí, na figura de seu Secretário, da Coordenadora de PSF e dos demais servidores. Só estamos aqui porque alguém precisa de nós.

Obrigado.

Gustavo Bruno - Secretário Municipal de Saúde/Bambuí/MG”.

Veja também

Minas Gerais é o segundo Estado em número de feminicídios à espera de punição

O ano de 2017 terminou com 10.786 processos de feminicídio – homicídio de mulher...

21/06/2018

Família procura adolescente de 14 anos que está desaparecida

Familiares da adolescente Sthepany Aparecida Rodrigues de apenas 14 anos estão procurando em ...

21/06/2018

Veículo bate em carreta de trator na MG-341, em São Roque de Minas

Um VW Fox colidiu na noite desta terça-feira (19) contra um trator na rodovia MG-341 que entr...

21/06/2018

Venda direta de etanol pode reduzir preço para o consumidor nos postos

A venda direta de etanol, dos produtores aos postos de combustíveis, pode ser permitida em br...

20/06/2018

15 novos soldados reforçam a segurança de oito cidades da região

Na manhã desta quarta-feira, (20), o 7° Batalhão da Polícia Militar recebeu...

20/06/2018

Jovem é preso por receptação em Campos Altos

Um jovem de 21 anos foi preso por receptação na noite desta segunda-feira (18), em Cam...

20/06/2018

Polícia Militar prende dupla acusada de assaltar agência dos Correios em Luz

A Policia Militar de Luz trabalhou com afinco e conseguiu prender os dois jovens que assaltaram a ag...

20/06/2018

Adolescente de Campo Belo confessa que pôs fogo na namorada por ciúmes

A Polícia Militar encontrou e apreendeu na manhã desta terça-feira (19) o adole...

20/06/2018