Notícia

64% das estradas rurais de Piumhi já receberam revitalização

Créditos: Prefeitura de Piumhi Publicada em 06/10/2017 às 23:10:30 e atualizada em 06/10/2017 às 23:10:22
Foto: Prefeitura de Piumhi

Com o objetivo de melhorar o fluxo nas estradas vicinais, a Prefeitura de Piumhi vem realizando trabalhos de melhorias na região. São 550 quilômetros de estradas da municipalidade passíveis de manutenção, das quais, 350 quilômetros já foram revitalizados e cascalhados. Vinte e oito pontos críticos de atoleiro, aclives e declives foram sanados.

Com o período chuvoso, a manutenção que é feita na área rural fica dificultada, por outro, a Prefeitura, através do departamento de estradas, tem intensificado o trabalho para resolver os problemas emergenciais. “As prioridades estão sendo atendidas. O município está realizando regularmente o trabalho preventivo e corretivo nas estradas, mas com o aumento do fluxo de veículos pesados e maquinários agrícolas, esta manutenção deve ser constantemente realizada”, afirmou Anderson (Andinho) Silva Rodrigues, responsável pelo Departamento Municipal de Obras e Serviços Rurais.

Penedos, Mata das Capoeiras e Mata dos Rosas os locais onde o município tem recebido mais reclamações, já estão sendo incluídos nos 80 KM de estradas raspadas em ponto de cascalhamento.

“Era um serviço já projetado pela Administração, só não foi finalizado a tempo, motivado por uma denúncia anônima que levou a Polícia Ambiental intervir no transporte destes materiais. O município está tendo dificuldades para a aquisição de cascalho, mas o serviço não parou, substituindo o material pela “munha” de brita transportada de Doresópolis a uma distância de 75 quilometros (ida e volta) o que tem acarretado atraso e onerado a operação. Estamos trabalhando, incansavelmente, para manter nossas estradas em bom estado de conservação. Contamos com a colaboração de todos os proprietários rurais em permitir ao município fazer cacimbas e tirar enxurradas, o que acaba prejudicando uma região inteira”, afirmou Andinho.

O prefeito Deco falou da importância de manter as estradas sempre conservadas. “Desde o início de nossa administração, solicitei atenção máxima na manutenção destas vias. Sei da importância que é para os usuários destas estradas transitarem em perfeitas condições. É através delas que nossos produtores e representantes do agronegócio conduzem os produtos que são plantados e colhidos, gerando assim, o fortalecimento econômico da região. Não vamos para os trabalhos. Já solicitei que seja estudada a maneira mais breve de solucionar o problema”, afirmou o prefeito.

As estradas que estão passiveis de reparos são aquelas consideradas de interesse público, escoamento de safra, transporte de saúde rural, estudantes, dentre outros.

Durante a semana equipes atuam em Penedos, Mata das Capoeiras e Mata dos Rosas e nos próximos dias na estrada de acesso a Bambuí, dependendo do regime de chuvas.

Pontes

Nos últimos meses, 23 pontes da zona rural foram recuperadas e algumas reconstruídas.  Ao todo o município conta cerca de 70 pontes. Parte das madeiras das pontes, como o assoalho, vigas de sustentação, cangas e esteios foram trocados.

O novo madeiramento e as novas vigas que sustentam a pontes também ampliaram a capacidade de carga que antes estava comprometida pelos desgastes causados pelo tempo.

Um grande reparo foi feito na região da Roseira, que liga ao Camilos. A ponte antiga foi demolida e uma nova estrada margeando o Rio Piumhi até a ponte de concreto foi construída. Essa melhoria já era um sonho dos moradores daquela região.

Veja também

Arcoense morre em acidente na 050 próximo à Formiga

O casal Paulo Henrique Gomes Braga, e Rode Ribeiro, ambos de 20 anos, morreram em um grave acidente ...

17/12/2017

Destaque da Semana: Confira as principais notícias da TV Bambuí

VEJA Conheça os ganhadores do Show de Prêmios do Hospital Nossa ...

16/12/2017

Criminoso que tentou assaltar LAN House, em Bambuí, rende empresário e rouba outro carro na BR-354

O criminoso que tentou assaltar uma LAN House credenciada da Caixa Econômica Federal, na tarde...

16/12/2017

VIII Jogo dos Amigos é um sucesso em Bambuí

Aconteceu neste sábado (16) no estádio da AEB em Bambuí o VIII Jogo dos Amigos....

16/12/2017

Militares criam horta comunitária em Córrego Danta

Em 15 de dezembro foi inaugurada na cidade de Corrego Danta, uma horta comunitária idealizada...

16/12/2017

Bandidos assaltam Posto Xodó, na BR 262, em Campos Altos

Bandidos tentaram contra o pátio do Guincho, localizado no km 590 da BR-262, na manhã ...

15/12/2017

Criminoso é baleado e preso após ação policial em Bambuí; tentativa de assalto

Criminoso é baleado e preso após ação policial em Bambuí; tentati...

15/12/2017